Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MORCEGOS CANTAM PARA ATRAIR FÊMEAS

Pesquisadores americanos da Universidade do Texas A&M e da Universidade do Texas em Austin acreditam ter decodificado os sons utilizados por morcegos para atrair as fêmeas e encontrado um tipo especial de música.

O resultado da pesquisa foi , depois de três anos analisando gravações de sons produzidos pelo Tadarida brasiliensis, uma espécie de morcego encontrada desde o sul do Brasil até o meio-oeste dos EUA, que vive em cavernas, barracões e cantos de prédios ou qualquer outro canto escuro.

Foto divulgação.: Época - Tadarida brasiliensis vive do sul do Brasil ao centro dos EUA
Tentando entender o significado das gravações, os cientistas determinaram que morcegos machos formam frases e músicas para atrair fêmeas, ou para avisar outros machos para ficarem longe. "Os sons que eles produzem não são captados pelo ouvido humano", disse Kirsten Bohn, professor do Departamento de Biologia da Texas A&M e líder do projeto.

Segundo a pesquisadora, a equipe descobriu diversos tipos de sílabas, formadas por sons individuais, que, combinadas, formam três tipos de frases: um gorjeio, um zumbido ou um trinado.

Diferentes combinações dessas frases são usadas pelos machos no processo de casalamento.

Gravações de morcegos de diferentes regiões revelaram que os animais usam as mesmas "palavras" para se comunicar independentemente da localização geográfica.


"Os sons são feitos em um padrão específico, organizado para formar uma canção, e há sequências organizadas dentro de cada frase", afirma Bohn. A cientista também afirma que, com exceção das baleias, não é normal encontrar esse tipo de técnica de comunicação entre mamíferos.

Fonte: Época 26/08/2009
Fonte.: SBE Notícias

(papo de biologia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.