Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Corredores Ecológicos na Mata Atlântica

UMA NOVA ESCALA
DE CONSERVAÇÃO
DA BIODIVERSIDADE

Os termos “corredor ecológico” e “corredor de biodiversidade” muitas vezes são usados para designar estratégias distintas. Alguns pesquisadores e conservacionistas utilizam o termo “corredor ecológico” referindo-se especificamente a trechos delimitados de vegetação nativa que conectam fragmentos. Os termos “corredor ecológico”, usado pelo Ministério do Meio Ambiente, e“corredor de biodiversidade”, usado pela Aliança para Conservação da Mata Atlântica, referem-se à mesma estratégia de gestão da paisagem e são tratados comosinônimos. Nessa concepção, os corredores englobam as unidades de conservação e as áreas com diferentes usos da terra. Os cordões de vegetação nativa que conectam fragmentos são um dos componentes dos corredores, mas não o único.

Foto.: Renato Marchesini

Os corredores são configurados de forma a favorecer a manutenção dos processos dos ecossistemas que são fundamentais para a sustentação da biodiversidade a longo prazo (por exemplo, a polinização e a dispersão de sementes, o ciclo hidrológico e a cicla -em de nutrientes) e permitir a mobilidade e o intercâmbio genético dos componentes da lora e da fauna. Nesse contexto, fragmentos de hábitats remanescentes desempenham importantes funções, como conectar ou reconectar áreas maiores, manter a heterogeneidade da matriz de hábitats e proporcionar refúgio para as espécies.

Para conhecer projeto na integra: Ministério do Meio Ambiente, Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica.

Quem quiser conhecer a Mata Atlântica entre em contato com a Caiçara Expedições - possuimos diversos roteiros que contemplam este bioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.