(papo de biologia)
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Papo de Biologia: Anatomia Peixe
Castelinho é a nova sede da Câmara Municipal de Santos
Após mais de quatro séculos de espera e sete endereços provisórios, a Câmara de Santos ganhou sede própria. A casa ocupa o imóvel centenário do Castelinho e seu moderno prédio anexo. A solenidade de inauguração reuniu vereadores, autoridades e munícipes.
Papa também ressaltou a localização estratégica do imóvel, que irá contribuir para o acesso da população à Câmara, além de oferecer melhores condições de trabalho para vereadores e funcionários. “O Legislativo é muito importante para a transformação do Brasil. Espero que esse novo plenário traga muita inspiração e, a partir daqui, possamos reinventar o país”.
(fatos_históricos)
A cerimônia começou com a execução dos hinos nacional e de Santos no novo plenário, batizado de Dr. Oswaldo De Rosis, ex-presidente da Câmara em 1977/78 e 1981/82. Em seguida, houve a exibição de vídeo 'Casas de Câmara', mostrando o histórico das sedes do Legislativo santista.
O prefeito João Paulo Tavares Papa e a presidente da Abtra (Associação Brasileira de Recintos Alfandegados), Agnes Barbeito, foram homenageados com comendas e placas comemorativas, respectivamente, pelo apoio do Executivo para a nova sede e em comemoração aos 21 anos da entidade. Também foram homenageadas mais 16 pessoas, entre autoridades e profissionais da obra.
O presidente da Câmara, Marcus De Rosis, lembrou o processo de escolha e consolidação da sede no Castelinho, o apoio da prefeitura e a contribuição que o imóvel dará para a revitalização da região central. “A inauguração da sede marca o início de uma nova era. Aqui serão tomadas as decisões mais importantes da cidade, que está na ponta do país”, disse o vereador, lembrando das perspectivas de desenvolvimento com a expansão portuária e exploração da Bacia de Santos.
Papa também ressaltou a localização estratégica do imóvel, que irá contribuir para o acesso da população à Câmara, além de oferecer melhores condições de trabalho para vereadores e funcionários. “O Legislativo é muito importante para a transformação do Brasil. Espero que esse novo plenário traga muita inspiração e, a partir daqui, possamos reinventar o país”.
O bispo diocesano dom Jacyr Braido promoveu bênção e pediu a ajuda de Nossa Senhora de Monte Serrat para que sejam criadas leis “verdadeiramente sábias” em benefício da família e da juventude.
Na sequência, foi enterrada no pátio interno uma cápsula do tempo com objetos atuais, entre eles jornais, projeto da obra e documentos do Legislativo. “O objetivo é que ela seja aberta daqui a 100 anos, para que as futuras gerações tenham acesso ao material de hoje. A internet é rápida e muitas informações se perdem”, explicou o historiador Waldir Rueda. Na sequência, foram descerradas as placas da construção do imóvel.
Obra
O Castelinho, datado de 1909, abrigava antes o Corpo de Bombeiros, transferido em agosto para uma moderna estrutura, erguida em terreno ao lado pela administração municipal e governo do Estado. O projeto de restauração do prédio e construção do anexo também é da prefeitura, de autoria do arquiteto da Seplan (Secretaria de Planejamento), Ney Caldatto. A obra teve a supervisão da (Secretaria de Serviços Públicos).
Todas as características originais do imóvel centenário foram respeitadas. Ele conta com quatro pavimentos e 40 salas para os departamentos administrativos, 24 gabinetes de vereadores, auditório, um plenário com galeria, sala de reuniões, estacionamento e um estúdio de TV. Os dois prédios têm acessibilidade para pessoas com deficiência e contam com 32 câmeras de monitoramento, 12 banheiros coletivos e três elevadores.
O mobiliário do novo plenário foi doado pelas empresas Columbia, Cia Bandeirantes, Deicmar, Libra, Localfrio, Marimex, Rodrimar, Santos Brasil, Tecondi, Termares, Transbrasa, Usiminas e Union.
Fonte..:: Prefeitura Santos
(fatos_históricos)
Foto Antiga Santos SP: Corpo Municipal de Bombeiro (s.d.). Hoje Câmara Municipal de Santos. Coleção Francisco Carballa.
Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Santos SP e Região
Capitania de São Vicente - Mapa de 1597 território Indígena
Com texto em latim, este mapa da Capitania de São Vicente e Adjacências - 1553-1597 destaca as tribos indígenas da região - Carijós ao Sul, Tupinaquis de Cananéia a São Vicente, Muiramomis na região de Bertioga, Tamoyos ao Nordeste. Clique no mapa para vê-lo ampliado:
Este mapa aparece, em versão melhorada, na obra Capitanias Paulistas, de Benedicto Calixto (S.Paulo, segunda edição, 1927). Ele confirma, por exemplo, o último topônimo no litoral ao sul, Paranatiu (SV), que no mapa anterior aparece com uma interrogação. Clique no mapa para vê-lo ampliado:
CAPITANIA DE S. VICENTE - Com as quatro vilas S. Vicente, Itanhaém, Santos, S. Paulo e aldeamentos indígenas, sob a catequese dos padres jesuítas - 1532-1597
Imagem: mapa inserido entre as páginas XVI e XVII da obra
Fonte..:: Novo Milênio
(fatos_históricos, fotos_antigas)
Para Roteiros de Turismo Históricos e São Vicente e Região
www.r9turismo.com
Para Roteiros de Turismo Históricos e São Vicente e Região
www.r9turismo.com
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Conheça mais sobre os Aracnídeos (Araneídeos)
Artrópode da classe dos aracnídeos (ordem Araneida). Apresenta cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc. Apesar de poucas aranhas possuírem a capacidade de intoxicar o homem, todas as aranhas são venenosas.
As aranhas se distinguem de outros aracnídeos por terem a cabeça e o tórax separados do abdômen por uma estreita cintura. Suas garras são usadas para segurar, picar e triturar a presa. A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais.
A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas.
Seu aparelho respiratório funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias. Existem aranhas que têm apenas pulmões e aranhas que têm apenas traquéias. A maioria tem ambos os tipos.
As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo. O coração situa-se na parte dorsal do abdômen.
É um animal que apresenta o esqueleto externo, conhecido como exoesqueleto, formado por uma substância chamada de quitina.
Os pêlos das aranhas não causam somente arrepios aos que tem fobia só de olhar um animal com muitas patas. São elementos importantes e de vital importância em sua sobrevivência. Os pêlos funcionam como sensores de deslocamento de ar.
As aranhas possuem hábitos diurnos e noturnos. As espécies noturnas, onde estão as caranguejeiras, possuem a visão deficiente e não reconhecem pessoas como agressores. A agressividade existe quando um conjunto de situações informa ao animal que ele está vulnerável ali existe uma presa. Estas reações envolvem, principalmente, movimentos bruscos, deslocamentos repentinos de ar, qualquer situação que envolva manuseio, contenção ou captura.
Fonte..:: FioCruz
Assinar:
Postagens (Atom)





