Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nascem primeiros filhotes de onça em cativeiro no Parque Chico Mendes, no AC

Parque agora têm 5 onças-pintadas, espécie ameaçada de extinção. Filhotes pesam juntos mais que 4 quilos e terão sala reservada por 60 dias.

Nasceram no fim de outubro no Parque Chico Mendes, no Acre, os primeiros filhotes de onça-pintada reproduzidos em cativeiro. Os animais são crias da onça Rebeca, que tem 3 anos de idade e estava em Porto Velho, Rondônia, antes de ser levada ao parque, em abril. De acordo com os gestores do órgão, o nascimento é importante porque mostra que a condição em cativeiro oferece condições semelhantes ao habitat natural. (Foto: Geilson Miranda/ Ascom AC)


 A relevância do material genético gerado na reprodução também é alta, uma vez que o animal é considerado ameaçado de extinção. Os dois filhotes pesam juntos pouco mais de 4 quilos e ficarão ao menos dois menos em uma área reservada. Só depois disso poderão ser expostos ao público, que também deverá escolher os nomes dos filhotes por meio de votação. Cerca de 300 animais vivem home no Parque Chico Mendes, entre eles cinco onças-pintadas e duas vermelhas. (Foto: Gleilson Miranda/ Ascom AC)


(planeta animal)

Studio G Apresenta: The Motters em Santos (SP) dia 26 novembro

(evento_programação)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Semam São Vicente (SP) promove Fórum Ambiental nesta quarta feira (24/11)

Evento acontece na Câmara Municipal, a partir das 8 horas

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realiza quarta-feira (24/11) o Fórum Ambiental, que acontece na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1195 – Centro). Com o tema “Você é Biodiversidade”, o evento é destinado a todo tipo de público e será um espaço para discutir questões ambientais de maneira global.

O Fórum será constituído de cinco palestras ministradas por renomados especialistas no assunto: “Saneamento Básico - Saúde Ambiental e Saúde Pública”, ministrada pelo gerente da Agência da Sabesp em São Vicente, Sérgio Beckman; “A Legislação a Serviço do Meio Ambiente – Importância do Licenciamento Ambiental”, com o gerente da Cestesb de Santos, Paulo Sérgio Fonseca; “Educação Ambiental – Escola e Comunidade em Ação”, com o subgerente do projeto estadual Criança Ecológica; “Segurança Alimentar – Instrumento Socioambiental de Preservação da Vida”, explanada pela Doutora Vera Maria Holanda Mollo.

Outra palestra muito esperada é do Deputado Estadual Antonio Carlos Mendes Thame, que mostrará a importância da preservação de nascentes e mananciais.Na ocasião, o público terá também a oportunidade de participar de debates sobre os temas abordados e apresentar propostas para a melhoria do meio ambiente.

Confira a Programação Completa:
9 horas – Abertura
Prefeito Tercio Garcia e Secretário de Meio Ambiente Alfredo Moura

9h20 – Saneamento Básico – Saúde Ambiental e Saúde Pública
Engenheiro Sérgio Beckman – Gerente da Agência Sabesp São Vicente

9h40 – A legislação a serviço do Meio Ambiente – Importância do Licenciamento Ambiental
Engenheiro Paulo Sérgio Fonseca – Gerente da CETESB de Santos

10 horas – Educação Ambiental – Escola e Comunidade em Ação
Professora Carlos Hayashi – Geógrafo, Articulador Institucional, Subgerente do Projeto Criança Ecológica e Especialista Ambiental – Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

10h20 – Segurança Alimentar: Instrumento Socioambiental de Preservação da Vida
Doutora Vera Maria Holanda Mollo

10h40 – Água é Vida – Preservação de Nascentes e Mananciais
Deputado Federal Antônio Carlos Mendes Thame

11 horas – Debate e apresentação de propostas

12 horas - Encerramento


(evento_programação)

Monteiro Lobato: Sítio do Picapau Amarelo completa 140 anos

Patrimônio histórico e cultural do Vale do Paraíba, localizado na cidade de Monteiro Lobato, comemora 140 anos em outubro

Por..:: André

O casarão branco que fez parte da infância de milhões de brasileiros está completando 140 anos de história. A cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, comemora em outubro o aniversário do Sítio do Picapau Amarelo. Construído em 1870 pelo Visconde de Tremembé no pequeno povoado de Buquira, o local é até hoje referência de um dos mais importantes escritores da literatura infantil: José Bento Monteiro Lobato.

..::História:
Considerado uma das mais belas construções artísticas do estado de São Paulo, o local ficou famoso pela simplicidade rural. Idealizado por Visconde de Tremembé, o mais poderoso homem do Vale do Paraíba no auge do ciclo do café, o lugar tinha a missão de servir como residência de inverno e local estratégico para administrar o vasto patrimônio do nobre fazendeiro. No entanto, o casarão transformou-se em “história de amor”. Enquanto o Visconde residia em Taubaté, mantinha no casarão, Anacleta do Amor Divino, com quem tivera dois filhos fora do casamento. Da segunda família, três netos: Teca, Judith e Juca – conhecido como José Bento Monteiro Lobato.

Os laços de ternura em torno do Casarão Branco foram retomados em 1911, quando José Bento Monteiro Lobato, até então um recém formado advogado, decidi retornar para Buquira e tornar-se fazendeiro. O regresso é ocasionado pela morte do avô, que deixa de herança as terras buquirenses e a imensa propriedade. Nos anos seguintes, Lobato faz da fazenda motivo de inspiração para diversos textos como: Jeca Tatu, Urupês e Velha Praga. O escritor batiza o local como: Sítio do Picapau Amarelo, motivado pela presença da ave em suas terras e pelo carinho que seus quatro filhos; Marta, Guilherme, Ruth e Edgard mantém pelo lugar. Monteiro Lobato somente deixa o casarão em 1918, quando segue para São Paulo para editar os diversos livros escritos na fazenda Buquira.

..::O Sítio:
Grande e imponente. A casa sede dispõe de 18 cômodos, está cercada por um cenário de muitos recursos naturais, como uma cachoeira e um pomar que abriga dezenas de espécies de pássaros. Construída com taipa de pilão, o monumento possui imensas janelas e paredes em estilo clássico, comum no século 19. O sítio possui 154 alqueires.

Na década de 1950, a TV TUPI de São Paulo, visitou a sede da fazenda para realizar as primeiras adaptações do Sítio do Picapau Amarelo para a TV. Os produtores utilizaram o grande casarão para criar as maquetes do programa adaptado pela escritora Tatiana Belink. Nos anos seguintes, o grande casarão abrigou a indústria de queijos “Falcão”, pertencente a uma tradicional família lobatense: Os Ribeiros. A produção de queijo abastecia quase toda a região do Vale do Paraíba. Somente a partir da década 1970, com o final das atividades agrícolas, o Sítio passa a receber ações culturais e de preservação como a instalação do Museu de Literatura por Jacob Pinheiro Goldberg (1973) e a reabertura oficial para visitantes na década de 1980.

Hoje, em 2010, o Sítio do Picapau Amarelo é administrado por Maria Lúcia Xavier, que herdou do avô a missão de preservar o patrimônio cultural e a memória do escritor José Bento Monteiro Lobato.

O Sítio está localizado na Estrada do Livro, distante 08 km do centro urbano de Monteiro Lobato. Todos os dias está aberto para visitação. Promove diversas ações como: palestras, ações para crianças, terceira idade e passeios em grupo.

Fonte..:: Imprensa/Monteiro Lobato (SP) / Cidades Paulistas

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.