Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 1 de agosto de 2023

A exploração do pau-brasil e suas consequências sociais, políticas e econômicas

 Conceitos e temas principais

Exploração do pau-brasil

O pau-brasil é uma madeira nobre utilizada na produção de corantes naturais, algo especialmente valorizado em um momento de expansão da indústria têxtil, que tem grande demanda pelo produto.

Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_pau-brasil#/media/Ficheiro:Derrubada_do_Pau_Brasil.jpg. Acesso em: 9 jun. 2022. 

Instalação de Feitorias

Seguindo um modelo já presente no modus operandi português, no Brasil serão instaladas feitorias, locais fortificados com os objetivos principais de: 

• armazenamento dos produtos;

• locais de troca e comércio;

• função administrativa e militar;

• atuar como fortificações protegidas.

 .

Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Feitoria#/media/Ficheiro:ElminaCastle1668.jpg. Acesso em: 9 jun. 2022. 


Escassez do pau-brasil

A extração desenfreada é resultado da forte demanda e valorização do produto no mercado europeu. Com isso, a Coroa tenta monopolizar o comércio da madeira, regulamentando a extração. Como forma de controle sobre a colônia, a Coroa proíbe as manufaturas e exporta o produto in natura, além de aplicar severas punições pela extração ilegal. 


Apresamento indígena e expansão territorial

A relação de exploração colonial teve ainda consequência sociais drásticas, especialmente para os povos indígenas. A busca pela mão de obra indígena, utilizada como escrava, levou ao desenvolvimento do bandeirantismo, uma atividade de imersão no interior do território brasileiro para captura de indígenas e sua exploração. Uma consequência marginal desta atividade foi a expansão e consolidação do território brasileiro. 

Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/Indian_Soldiers_from_the_Coritiba_Province_Escorting_Native_Prisoners.jpg. Acesso em: 9 jun. 2022.


Jesuítas, indígenas e Missões

Para anteder à missão de catequização dos povos indígenas, é enviada para a América Portuguesa a Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas. Eles formaram missões, que são aldeamentos indígenas sob seu controle. 

Os indígenas que resistiram à aliança com os colonos ou à catequização foram alvos das chamadas “guerras justas”, guerras de conquista e captura para utilização de mão de obra escrava. 

Para terminar, vale trazer para a discussão que Bartolomeu de Las Casas foi um teólogo espanhol que atuou como bispo na região de Chiapas, atual México. Las Casas ficaria conhecido como “defensor dos índios” e teve uma intensa atuação política em defesa das causas indígenas no século XVI. Para Las Casas, a colonização espanhola era responsável pela dizimação dos povos indígenas e pela destruição de seu modo de vida.

Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b9/Fray_Bartolom%C3%A9_de_las_Casas.jpg/800px-Fray_Bartolom%C3%A9_de_las_Casas.jpg. Acesso em: 9 jun. 2022.

Pesquise mais

Para compreender melhor a dinâmica da inserção do pau-brasil no comércio global de corantes e, consequentemente, na indústria têxtil, sugerimos a leitura das páginas 3 a 10 do artigo intitulado O negócio do Pau-Brasil..., de Thiago Dias. Nele, o autor apresentará de forma competente a inserção do pau-brasil em um círculo mercantil que envolvia América, Europa e Ásia na produção têxtil.
DIAS, T. O negócio do Pau-brasil, a Sociedade Mercantil Purry, Mellish and Devisme e o mercado global de corantes: escalas mercantis, instituições e agentes ultramarinos no século XVIII. Revista História, São Paulo, n. 177, A03117, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.