Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

domingo, 4 de julho de 2021

O crescimento de nossa sociedade e o progresso do mundo dependem do nosso compromisso de educar nossas crianças

 

UMA MENTE DE CADA VEZ

O planeta Terra é habitado por todo tipo de pessoas com todo tipo de mentes.  Algumas mentes são estruturadas para criar sinfonias e sonetos, enquanto outras estão preparadas para construir pontes, rodovias e computadores, projetar aviões e sistema rodoviários, dirigir caminhões e táxis, ou procurar a cura do câncer de mama ou a hipertensão.

O crescimento de nossa sociedade e o progresso do mundo dependem do nosso compromisso de educar nossas crianças e de respeitar a coexistência desses vários tipos diferentes de mentes.

As crianças que não conseguem corresponder às expectativas sentem-se muito mal consigo mesma e os professores devem se sentir algumas vezes incompetentes.

Diariamente esperamos que nossas crianças brilhem em matemática, leitura, ortografia, linguagem, memorização, compreensão de problemas e esportes.  Poucas podem ser peritas em todas as “ocupações”. E nenhum de nós adultos pode. De uma forma ou de outra, todas as mentes possuem suas especialidades e fragilidades.


AS FORMAS DE APRENDIZADO

- Como funciona o aprendizado.

O instrumento mais básico do aprendizado é algo chamado de função do neurodesenvolvimento.  Nossas mentes e a das crianças são como caixas de ferramentas.

Existem cerca de trinta trilhões de sinapses, ou ligações nervosas, no cérebro humano. Essa abarrotada rede suporta inúmeras conexões, desconexões e conexões erradas – resumindo, uma combinação infindável de possibilidades do neurodesenvolvimento.

Em Medicina, estamos acostumados a pensar sobre a saúde geral como a soma total da saúde de vários sistemas; da mesma forma podemos pensar sobre a saúde da aprendizagem de uma criança em termos de bem estar dos oito sistema de aprendizado.

1 – Sistema de Controle da Atenção

O controle da atenção diminuem nosso pensamento, para que consigamos planejar e completar nossas tarefas de maneira competente e eficiente. Um exemplo de controle da atenção é a capacidade da criança de resistir à tentação de pensar na festa de hoje para se concentrar no problema de matemática.

2 – O Sistema da Memória

É a capacidade de guardar informações, símbolos, fatos  para posteriormente aplicá-los como aprendizado.

3- O Sistema de Linguagem

É a facilidade com que o cérebro detecta as diferenças entre os vários sons diferentes de uma língua, é a habilidade de compreender, lembrar, e começar a usar um vocabulário novo, a capacidade de expressar pensamentos enquanto fala ou escreve e a velocidade  de entendimento necessária de acompanhar o fluxo de explicações e instruções verbais.

4 – O Sistema de Orientação Espacial

É a capacidade de lidar ou criar informações organizadas em gestalt, em um padrão visual ou em uma configuração.  Através da orientação espacial percebemos como as partes se encaixam em um todo.

5 – O Sistema de Ordenação Sequencial 

Esse sistema, parceiro do sistema de orientação espacial, nos ajuda a lidar com as cadeias de informação que entram ou saem de nossas mentes, codificadas por ordem serial ou sequencial, como por exemplo um novo número de telefone de um amigo.  Mas a sequência mais desafiadora e insidiosa chama-se tempo.

6 – O Sistema Motor

O sistema motor é o responsável pela rede muito complexa e precisa de conexões ajustadas entre o cérebro e vários músculos do corpo inteiro.

7 – O Sistema do Pensamento Superior

O pensamento superior inclui a habilidade de resolver problemas e raciocinar logicamente para formar e utilizar conceitos, tal como conceitos de massa em física, para compreender quando e onde as regras são aplicadas e a perceber o ponto central da ideia.

8 – O Sistema do Pensamento Social

É o tipo de pensamento social necessário para manter relacionamentos bem sucedidos, é a interação com os seus pares.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.