Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Projeto de Lei busca classificar Cubatão como Estância Turística

Por meio do Projeto de Lei nº 630/2020, a deputada estadual Adriana Borgo (PROS-SP) propôs classificar a cidade de Cubatão, localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista, como Estância Turística.

Em sua justificativa, a parlamentar apresentou características da cidade, que é um Município de Interesse Turístico (MIT) desde 2018.

Roteiro de Turismo Arte nas Cotas - Foto de Renato Marchesini

A cidade fica a 40 km da capital e tem por volta de 120 mil habitantes, de acordo com o senso de 2010. Em 1992, o município recebeu da ONU o título de “Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental”.

Para virar Lei, o projeto precisa ser votado e aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e depois ser sancionado pelo governador João Doria (PSDB).

..:: Justificativa completa da parlamentar

Com os cordiais cumprimentos, vimos pelo presente apresentar características de Cubatão, em consonância com o estabelecido na Lei Complementar n’ 1.261, de 29 de abril de 2015. no sentido de solicitar o auxílio de Vosso Excelência paro a obtenção da classificação do Município como Estância Turística.

Aprovado como Município de Interesse Turístico – MIT pela Lei nº 16,720, de 15 de maio de 2018, a partir da instituição do Plano Diretor de Turismo de Cubatão – PDTUR, por meio da Lei Municipal nº 3.839, de 31 de agosto de 2017.

Cubatão conseguiu rearmar-se como “Cidade-símbolo do Recuperação Ambiental”, reconhecida pela ONU em 1992, mesmo que, anteriormente, considerada como a cidade mais poluída do mundo.

Localizada a 40 km da capital do Estado de São Paulo, Cubatão integro a Região Metropolitano do Baixada Santista e. mesmo não, sendo litorânea, reúne todas as condições indispensáveis para ser classificada como Estância Turística, enquanto exemplo de consciência socioambiental.

Conta com os seguintes parques, Parque Municipal Anilinas – numa área de 50 mil m², disponibiliza: quadras poliesportivas e playground, arborização, réplica da Capela de São Lázaro, cinema e espaços para exposições, pista de skate.

Parque Ecológico Cotia-Pará – as margens da Via Anchieta, kms 55 e 56, com 500 mil m², constituindo-se em Horto Municipal com o mirante do Cristo Redentor, possuindo trechos de Mata Atlântica, manguezais e restinga, viveiro de mudas e núcleo de educação ambiental, centro de triagem e recuperação de animais silvestres;

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cubatão Cercado pelo Polo Petroquímico, localizado no conuência do Rio Pilões com o Rio Cubatão, onde são encontradas ruínas históricas e nascentes dos Rios: Mogi, Perequê, das Pedras, Pilões, (ou ltutinga) e Cubatão;

Parque Ecológico do Perequê – Com acesso peto Rodovia Cônego Domenico Rangoní, o Río Perequê apresenta inúmeras cachoeiras e corredeiras, destacando-se o Véu da Noiva e o antigo Caminho do Padre José de Anchieta;

Núcleo Itutinga Pilões – Mata Altântica, quase intocado, com águas límpidas, dos Rios: Cubatão e Pilões, emprestando ao local qualidades para o ecoturismo e o turismo de aventura, abrigando um posto do Fundação Florestal, que em parceria com a Prefeitura qualicou 34 (trinta e quatro) jovens moradores dos bairros com maior vulnerabilidade econômica e social, como monitores ambientais, sendo criado o Grupo de Monitores Ambientais de Cubatão – GMAC.

A recuperação ambiental transformou o potencial turístico local! Nesse cenário, fez com que diversas indústrias, fizessem a adesão ao Programa Fábrica Aberto à Comunidade. Além da instalação do Turismo de Base Comunitária – TBC nas encostas da Serra do Mar, fazendo-se como uma atração diferenciada das demais Cidades da Região.

Abriga o Instituto Federal, que dentre os diversos cursos ministrados, está o de Bacharelado em Turismo, formando sua primeira turma em 2021.

Desenvolve também o Projeto “Educando paro o Turismo”, tendo como objetivo central apresentar o património histórico, culturaI, ambiental e industrial aos estudantes da rede pública, disponibilizando um ónibus, devidamente adesivado, bem como material de apoio. promovendo a disseminação do conhecimento.

A reforma e adequação da Estação das Artes “Alessandra Palucci”, com o prédio antes, deteriorado e abandonado, porque uma das mais antigas estações ferroviárias do Estado de São Paulo, fez devolver um órgão de cultural municipal

Fonte..:: Via Coletivo


Para Roteiros de Turismo em Cubatão e Baixada Santista

WWW.R9TURISMO.COM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.