Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 21 de julho de 2020

Para um Destino Turístico dar Certo Todo Mundo tem que estar Envolvido

Texto de..::  Michael Richard Gomes Kuzolitz


Quando comecei a pensar e entender em soluções econômicas e de desenvolvimento turístico para qualquer cidade, percebi como necessidade quase que primaria que a saída ou solução final caia sempre na questão de trazer pessoas de outras localidades e como fazer com que pessoas gastem no município e como fazer com que se desloquem até o local?

Anos depois, após várias experiências em diversos segmentos de turismo, gastronomia, hospedagem, sítios de eventos, festas e até programas de tv voltados ao segmento, percebi que o sucesso turístico de um município tem mais a ver com a cumplicidade em que as pessoas que vivem lá têm em torno de uma história ou lenda local, do que com infraestrutura e obras.

Reza a lenda que um palestrante ao visitar o município de varginha MG, ao desembarcar na cidade e pegar o táxi comenta mais para provocar uma conversa e o motorista que por curiosidade o seguinte:  – Amigo é verdade que aqui teve a visita de ETs? O motorista responde: Rapaz, tanto teve que tem muitos vivendo entre nós até hoje. O palestrante incrédulo, mas persistente para saber onde esta estória iria acabar, insiste: Sério? O motorista, sem pestanejar completa: “Rapaz é sério mesmo, aliás ontem veio a falecer um na área rural e hoje é no velório estarão muitos ETs reunidos. O Palestrante divertindo-se com a situação pede, “Você me levaria lá? Gostaria de prestar homenagens ao defunto e sua família”. O Motorista muito solene responde, “ Vou ligar prá família e pedir permissão para levá-lo, se permitirem levo sim”. O motorista fez a ligação solicitou permissão e diante da negativa respondeu ao palestrante, “ A família ficou comovida com seu interesse e solidariedade, mas disse que este momento de dor deve ser reservado aos mais próximos, mas já o convidou para numa próxima oportunidade visitá-los.

Se a historia é verdadeira ou não nunca saberemos, assim como se o ET de varginha existiu ou não, mas já se firmou no imaginário popular e é inegável o quanto essa estória contribuiu e a cidade soube aproveitar e hoje boa parte do turismo de lá se deve a isso.

Neste texto não vou me alongar em detalhes políticos ou em políticas públicas, o que se faz desnecessário, mas no aspecto social e psicológico do turismo. Um destino de sucesso deve transformar o seu entorno, pois do contrario ele será sufocado pelo mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.