Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

domingo, 12 de julho de 2020

O Turismo Regional (Baixada Santista) precisa de Plano de Recuperação e Reorientação

Por..:: Renato Marchesini
 
O turismo tem grande peso sócio econômico, e a região da Baixada Santista depende e muito deste setor, na criação de renda e empregos e também do seu efeito indireto que gera em muitas atividades.

O turismo é uma atividade que tem todo o potencial para crescer, em tempos de normalidade, é importante que o nosso setor do turismo consiga manter-se vivo para beneficiar dessa realidade.

O turismo nunca, como agora, sofreu uma crise tão profunda e tão avassaladora, destaco ainda que no passado, o turismo serviu de motor à contribuição de crises econômicas.

Hoje é impossível, por enquanto, prever quando a atividade turística vai recuperar dos efeitos da pandemia mas acredito que essa recuperação vai acontecer desde que se salvem empresas e empregos. Para isso afirmo ser necessário estabelecer, o mais rápido possível, um Pano de Recuperação e Reorientação de médio e longo prazo.

Faz todo sentido ter um plano especial para o Turismo.

Mais cedo ou mais tarde as pessoas continuarão a viajar, primeiro dentro dos seus próprios países e destinos de maior proximidade mas, sobretudo, para aqueles que ofereçam confiança e credibilidade.
Logicamente é previsível que se criem novos hábitos e que se passe a dar maior atenção aos cuidados de saúde mas, fora isso, outras mudanças são aquelas que já eram exigência: setor capacitado, sustentabilidade, inovação, tecnologia e integração das atividades e setores.

A grande questão que se coloca no imediato é a de salvar as empresas e os empregos, manter as infraestruturas e as estruturas complementares da oferta turística nos destinos, bem como os equipamentos, os valores intangíveis, as relações estabelecidas, os conhecimentos adquiridos e os eixos de comunicação, entre outras.
Há, no entanto, questões estruturantes que exigem a definição de uma estratégia de curto, médio e longo prazo que garanta a recuperação e reorientação da atividade. E que possibilite uma atividade consolidada e sustentável.

Alguns objetivos:

1) Incluir as Cidades da Baixada Santista no programa de regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

2) Apoio ao Selo Metropolitano da Baixada Santista (Circuito Turístico): Livre acesso para as Agências de Turismo Receptivo. Saiba mais AQUI.

3) Apoio na criação de Associação para Desenvolvimento do Turismo Receptivo Regional (Estância de Governança Regional) para a regionalização do Circuito de Turismo Metropolitano da Baixada Santista).

4) Criação de Pacotes de Turismo Regionais (Circuito de Turismo Metropolitano da Baixada Santista).

5) Promoção de produtos e fortalecimento da competitividade das empresas e do destino regional.

6) Aumentar a Permanência dos Turistas na Região: Hoje grande parte do visitante fica na região de 1 a 3 dias, necessidade trabalho para que fiquem mais dias, em turismo integrado (roteiros regionais) irá contribuir com está necessidade.

7) Elaboração de um Novo Plano de Turismo Regional.

8) Incluir previsão Orçamentária Municipal (lei orçamentária) adequada a atividade turística nas cidades: PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) são fundamentais.

9) Trabalho de preparo ao setor a inovações e adaptação às previstas transformações tecnológicas.

10) Carta proposta para os candidatos as prefeituras (executivo) para a integração e fomento turismo regional.

Ressalto no entanto, que para que qualquer plano que seja definido possa ter sucesso, as estratégias de desenvolvimento da economia regional têm de integrar o Turismo a fim de promovê-lo no fomento das atividades que ele dinamiza e fortalece, e tem também de ser feita um permanente monitoramento desses mesmos programas, quaisquer que eles sejam.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.