Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sábado, 25 de abril de 2020

Praia Grande SP: História, Fotografias Antigas e Vídeo do Restaurante Lagosta


Quando a família Sanches inaugurou o Restaurante Lagosta, filmou tudo em uma câmera caseira de tecnologia Super 8. Eles não imaginavam, mas, mais do que um simples documentário de família, aqueles rolos de filme são, hoje, considerados registro de um marco histórico para a cidade de Praia Grande.

O empreendimento foi um sucesso, atraindo para o local grandes empresários, artistas e personalidades políticas da época. No próprio loteamento, os lotes de frente para o mar foram reservados para ocupação comercial, que se concretizou em 1952 com a inauguração do Restaurante Lagosta em 1º de julho, um marco para o desenvolvimento imobiliário de Praia Grande.

Foto Antiga Praia Grande SP: (década 50) Bairro Jardim Mathilde.

Foto Antiga Praia Grande SP (década 50) No detalhe Restaurante Lagosta, na época o bairro se chamava Jardim Mathilde.

Localizado no bairro Jardim Mathilde, hoje bairro Canto do Forte, na esquina da Rua Tiradentes com a Avenida Castelo Branco, hoje tem um Edifício Residencial que recebeu o mesmo nome do famoso restaurante.

Foto Antiga Praia Grande SP: (01/07/1952) Inauguração do Restaurante Lagosta.

Fundado por Heitor Sanches e projetado pelos arquitetos Tinoco e Bicatelli, o restaurante era contemporâneo e ganhou destaque na mídia da época. As linhas do projeto davam início ao conceito de arquitetura moderna. Um dos seus traços marcantes era a torre de aproximadamente 5 metros de altura.

Mais que um efeito decorativo, ela tinha também uma função inovadora: era um imenso reservatório de água da chuva, utilizada para limpeza do local em épocas de escassez. Isso porque, em 1950, não havia água encanada em Praia Grande. Para o restaurante, era necessário buscar água em uma bica na base do Morro do Xixová, hoje, Parque Estadual Xixová, ou dentro da Fortaleza de Itaipu.

Foto Antiga Praia Grande SP: (década 50) Restaurante Lagosta.

Daqueles tempos em que o Restaurante Lagosta em Praia Grande era o ponto de encontro predileto da elite paulista. O empreendimento foi um sucesso, atraindo para o local grandes empresários, artistas e personalidades políticas da época. No próprio loteamento, os lotes de frente para o mar foram reservados para ocupação comercial, que se concretizou em 1952 com a inauguração do Restaurante Lagosta, um marco para o desenvolvimento imobiliário de Praia Grande.

Os tempos de ouro do Restaurante Lagosta foram aqueles com eventos badalados, grandes jantares e muito glamour. Mas, após 45 anos de sua inauguração, o Lagosta fechou suas portas definitivamente. A família Sanches seguiu por outros caminhos e, depois de passar por alguns locatários, o prédio acabou ficando abandonado. A família decidiu vender o imóvel. Hoje, onde estava localizado o Restaurante Lagosta, há três prédios residenciais.

Localizado no bairro Canto do Forte, na esquina da Rua Tiradentes com a Avenida Castelo Branco, hoje tem um dos Edifícios Residencial que ocupa o lugar recebeu o mesmo nome do famoso restaurante.

Foto Antiga Praia Grande SP: (década 50) Restaurante Lagosta.

Foto Antiga Praia Grande SP: (década 50) Restaurante Lagosta.

Foto Antiga Praia Grande SP: Restaurante Lagosta (1952). Coleção Cláudio Sterque.

Foto Antiga Praia Grande SP: Restaurante Lagosta no bairro do Forte nos anos de 1990. Foto de Augusto Viana Neto via Claudio Sterque.

Foto Antiga Praia Grande SP: Imagem do Restaurante Lagosta sendo demolido em 1998. Coleção Cláudio Sterque.


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Praia Grande e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.