Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 20 de março de 2020

São Paulo Sociedade Anônima: Desenvolvimentismo e industrialização no filme de Luis Person

São Paulo Sociedade Anônima
Brasil, 1965
De..:: Luís Sérgio Person
Com Walmor Chagas, Eva Wilma, Darlene Glória

Filmado em 1965, São Paulo, Sociedade Anônima é considerado um dos grandes clássicos do cinema brasileiro. Com direção e roteiro de Luís Sérgio Person, o filme narra a dificuldade de Carlos (Walmor Chagas) em conciliar as pressões profissionais exercidas por seu chefe, Arturo (Otello Zeloni), as ambições de sua mulher Luciana (Eva Wilma) e a inconstância de sua amante Ana (Darlene Glória). O retrato do estilo de vida paulistano continua atual mesmo depois de quase 50 anos.

Por..:: Carolina Maria Ruy

A instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil, na euforia desenvolvimentista, no final dos anos 1950, trouxe grandes mudanças na sociedade e na organização do trabalho.

Em São Paulo S/A, Carlos, um jovem da classe média paulistana, começa a trabalhar numa grande empresa e depois aceita um cargo numa fábrica de autopeças, da qual se torna gerente. Seu patrão é sonegador de impostos e tem várias amantes. No decorrer da historia Carlos torna-se um típico chefe de família da sociedade burguesa: trabalha muito, ganha bem, consome bens da indústria, mas vive insatisfeito.


Perambulando pela represa de Guarapiranga, pela cidade de São Vicente SP (Praia do Gonzaguinha, Milionários, Ponte Pênsil e Ilha Porchat), pela fábrica da Volkswagen na beira da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) e pelo centro de São Paulo, Carlos pode ser visto como o protótipo do profissional de classe média, insosso e sem graça, que se submete a tudo para “vencer na vida”. Ajuda ao patrão, o ítalo-brasileiro Arturo, a sonegar impostos, burlar a legislação trabalhista, a manipular os empregados - tudo dentro de uma típica estratégia de acumulação capitalista primitiva.

Era o começo do sonho do “Brasil Grande”, do desenvolvimento vivido sob Juscelino Kubitschek (entre 1957 e 1961), depois aprofundado pela ditadura de 1964, bom base no arrocho salarial, no desprezo aos direitos dos trabalhadores, e na rendição às imposições do capital estrangeiro. Sem um projeto de vida ou perspectivas para sair da condição que rejeita, só lhe resta fugir.


 Foto Antiga São Vicente SP: Tirada da Ilha Porchat, no fundo a Ponte Pênsil, 
na foto Luiz Sergio Person (s.d.)

Foto Antiga São Vicente SP: Praia do Gonzaguinha, na foto Luiz Sergio Person (s.d.)

Fotos..::  Itaú Cultural

Veja o filme na íntegra: 


Obra Prima do Cinema Nacional!



( Cinema em São Vicente, Filme em São Vicente ) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.