Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Foto Antiga Santos SP: PALACETE LARGO DO CARMO 1908

Palacete Largo do Carmo 1908 - Santos SP

Este palacete pertenceu ao empresário santista José Domingues Martins e estava situado no Largo do Carmo, onde funcionou depois o Santos Hotel, o Instituto Brasileiro do Café e hoje abriga a Justiça Federal, na Praça Barão do Rio Branco. Ali também está o conjunto do Carmo, com a igreja.

Este cartão postal foi enviado de Santos para Vila do Conde, Portugal, no dia 11 de junho de 1908.

Veja mais detalhes sobre a José Domingues Martins no que diz o site Novo Milênio:

"José Domingues Martins - Nasceu em Santos no dia 5 de fevereiro de 1864 e durante 25 anos foi comissário de café.

Vereador nos períodos de 11 de abril de 1893 a 23 de outubro de 1894 e de 15 de janeiro de 1908 a 15 de janeiro 1909, Domingues Martins foi presidente do Legislativo em 1908. Comerciante industrial, presidiu a Associação Comercial de Santos no biênio de 1909-1910. Foi sócio influente e benemérito da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos, integrante da Irmandade dos Passos e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, construiu o edifício J.D. Martins, na Praça Barão do Rio Branco, esquina da Praça da República, onde se instalou o Santos Hotel, estabelecimento que não viu inaugurar, pois faleceu durante a construção, em 24 de janeiro de 1924.

Como presidente da Câmara, coube-lhe presidir a cerimônia de inauguração do monumento a Brás Cubas, no dia 26 de janeiro de 1908. Cedeu, sem quaisquer ônus à Prefeitura de Santos, várias áreas de terreno de sua propriedade, como as que vieram a formar a antiga Rua Jóquei Clube.

Seu nome encontra-se perpetuado na praça localizada na Avenida Afonso Pena, entre os números 726 e 740, no Bairro Ponta da Praia."


Para Roteiros Históricos e Culturais em Santos e Região

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.