Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Geografia de Cunha SP


COM QUAIS MUNICÍPIOS CUNHA SE LIMITA?

Com 1.407,250 km² de área territorial, considerado extenso no contexto geográfico paulista, Cunha possui limites com os seguintes municípios: Paraty (RJ) - maior segmento divisório -, Ubatuba (SP), São Luís do Paraitinga (SP), Lagoinha (SP), Guaratinguetá (SP), Lorena (SP), Silveiras (SP), Areias (SP), São José do Barreiro (SP) e Angra dos Reis (RJ). Este último município limítrofe de Cunha muitas vezes é ignorado, até mesmo por órgãos oficiais. Isso se deve ao diminuto segmento divisório entre Cunha e ele: menos de 2 Km de extensão, partindo da confluência do Rio Guaripu com o Ribeirão do Veado (que após a junção passa a se chamar Rio Mambucaba), segue por este até a foz do Córrego da Memória no Ribeirão do Veado. Uma área inóspita e pouco acessível dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, daí a razão do esquecimento frequente.

As divisas de Cunha foram mais ou menos acordadas e tratadas durante sua emancipação política de Guaratinguetá em 1.785. No final do século XIX e início do XX, por fazer o município limite com o Estado do Rio de Janeiro, as divisas foram refeitas, retificadas e demarcadas pela Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo e, posteriormente, pelo IBGE, com a fixação de marcos em alguns pontos, a quem cabe hoje, por lei, demarcar as fronteiras interestaduais. As fronteiras intermunicipais são demarcadas pelo IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico).

QUAL A POSIÇÃO DE CUNHA NO RANKING ESTADUAL DE EXTENSÃO TERRITORIAL?

É o 11º maior município do Estado, ficando atrás, inclusive, do próprio município de São Paulo, capital. O que não é nada mal, se levarmos em conta que São Paulo possui 645 municípios.
Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte ou RMVale, entre os 39 municípios, é o maior, sendo seguido por São José dos Campos.

No Brasil, entre os 5.570 municípios, ocupa a posição 1.042º, a queda no ranking é reflexo dos extensos municípios das regiões Norte e Centro-Oeste.

Fontes:
- Wikipédia;
- IBGE - Cidades;
- Carta Topográfica IBGE "Rio Mambucaba" - 1:50.000;
- Site do IGC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.