Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

HISTÓRIA: Grupo Escolar Júlio Conceição - Biblioteca Municipal Cubatão

Imagem Histórica: Quando ainda era um grupo escolar


Localizada na Avenida 9 de Abril, a construção que abriga a Biblioteca Municipal Professor João Rangel Simões é um dos prédios históricos mais relevantes e antigos da cidade.

A edificação, inaugurada em 1936, foi inicialmente uma escola, o Grupo Escolar Júlio Conceição. Juntamente com a instituição de ensino funcionava também um posto de tratamento dentário, também pioneiro na cidade.

Além de grande importância para o ensino em Cubatão, o imóvel que abriga a biblioteca tem grande relevância na história da cidade. Foi lá dentro que começaram os debates sobre a emancipação de Cubatão, a época ainda ligada a Santos. A ideia do plebiscito surgiu dali e virou realidade em 17 de outubro de 1948, quando o sim venceu pelo placar de 1017 votos, com 82 votos contrários e 1 voto em branco.

Em 1958 a escola saiu do edifício e nos anos seguintes uma série de modificações tomaram conta do local. Ao fundo uma nova edificação anexa foi construída e na frente o muro foi removido, por conta do alargamento da avenida, que precisou readequar também as calçadas.

Com a saída do grupo escolar o imóvel abrigou, entre 1962 e 1970, a sede da prefeitura cubatense. Na década de 70 o imóvel também abrigou o conservatório musical da cidade. A biblioteca só chegaria ao edifício em 1981.

Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Cubatão e Rregião


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.