Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Vila Parisi Cubatão: O Vale da Morte anos 80



Nessa época, a Vila Parisi, bairro pobre em meio ao complexo industrial de Cubatão, no interior de São Paulo, tornou-se referência mundial nos efeitos da poluição atmosférica no ambiente e na população.

A emissão de componentes químicos tóxicos como monóxido de carbono, benzeno, óxidos de enxofre e nitrogênio, hidrocarbonetos e material particulado (partículas de poluentes suspensas no ar) liberados em Cubatão ultrapassava mil toneladas por dia.

A cidade tinha altos índices de doenças respiratórias e, dezenas de crianças nasceram com anencefalia e outras malformações do sistema nervoso. Muitas delas neste bairro.

A chuva ácida, que era frequente na cidade onde cerca de 20 indústrias pesadas eliminavam gases como óxidos de nitrogênio e de enxofre na atmosfera, não chegava a queimar imediatamente a pele, mas contribuía com a degradação da vegetação e das estruturas da cidade.

Após chamar a atenção do mundo nos anos de 1980 como "cidade mais poluída do mundo" e ser pressionada por vários países, Cubatão colocou em prática um plano para controlar as emissões de poluentes na atmosfera, o que lhe valeu reconhecimento como "caso de recuperação ambiental" durante a conferência ambiental da ONU Eco-92, no Rio de Janeiro.

Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Cubatão e Região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog
BLOG CAIÇARA é o VENCEDOR do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.