Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 30 de julho de 2019

61º FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO - De 30 de agosto a 7 de setembro de 2019, em Santos (SP)

Criado em 1958, o FESTA é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade no país, reconhecido pela Ordem do Mérito Cultural em âmbito federal. O evento, onde despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini, também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais.

Fiel à premissa em promover a diversidade teatral, o evento abrange os mais variados gêneros e formatos, com programação adulta e infanto-juvenil, em espaços convencionais, alternativos e de rua.

Abertura FESTA60 - Foto Rodrigo Montaldi


FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO ANUNCIA 
ESPETÁCULOS SELECIONADOS PARA SUA 61ª EDIÇÃO

Treze montagens compõem mostras Regional, Estadual e Nacional Estão definidos os espetáculos que integrarão o 61º FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO[FESTA 61], que será realizado entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro de 2019, em Santos (SP). Dentre as 260 montagens inscritas, treze foram selecionadas.

Para definir os contemplados para as mostras Estadual e Nacional, a curadoria do festival observou não só o alinhamento com o tema desta edição - “O Berro Do Povo”, inspirado na obra de Plínio Marcos -, como também a trajetória, a relevância e a excelência artística dos grupos. As propostas de pesquisa e encenação também estiveram sob análise.

MostraNacionalFESTA60 - Foto Adilson Felix

Já a mostra Regional foi definida a partir de um processo de curadoria coletiva com os próprios representantes dos espetáculos, que incluiu atividades formativas prévias com o crítico Kil Abreu e o pesquisador de teatro Alexandre Mate.

Um dos autores mais perseguidos e censurados durante a ditadura militar, o dramaturgo santista Plínio Marcos (1935-1999) retratou a profunda desigualdade social brasileira e os conflitos de grupos minoritários e historicamente marginalizados.

MostraNacionalFESTA60 - Foto Adilson Felix

Neste sentido, o FESTA61 pretende trazer à cena montagens que discutam as contradições políticas e históricas do Brasil e do mundo, a partir de violências cotidianas presentes em nossa realidade.

A seguir, a lista dos selecionados:



Fonte..:: Movimento Teatral Baixada Santista / Lúcio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.