Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 22 de maio de 2019

3ª Semana da Cultura Caiçara em Praia Grande SP



Fandango e espetáculo de dança agitam abertura da 
3ª Semana da Cultura Caiçara

Primeiro dia de evento acontece dia 25 na Praça Portugal; programação segue até dia 31, com atividades no Palácio das Artes, Portinho e Av. Costa e Silva


O fandango caiçara vai invadir a Praça Portugal no próximo dia 25 de maio. O grupo "Impuros do Fandango" abre oficialmente as atividades da 3ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, a partir das 19 horas. Além da apresentação musical, a abertura do evento também contará com o espetáculo de dança Magia, O Mundo dos Sonhos, da DanceDaf (Arte em Movimento).
A 3ª Semana da Cultura Caiçara acontece entre 25 e 31 de maio na Cidade, com programação variada e para todas as idades. Exposições, música, apresentação teatral, cinema a céu aberto e feira de artesanato especial mostram ao público um pouco dos costumes do povo caiçara, preservando a cultura de raiz da população que habita, originalmente, o Litoral de São Paulo.
Formado por cinco jovens de Cananéia (Vale do Ribeira), o "Impuros do Fandango" experimenta novas formas de se fazer o tradicional fandango caiçara, conservando as raízes do ritmo musical. O grupo apresenta o show "Fandango Brisa", e promete muita diversão ao público.
Já DanceDaf - Arte em Movimento, leva à abertura da Semana o espetáculo Magia, O Mundo dos Sonhos, com coreografia relacionada ao forró e ao fandango.
Programação - Parte do Calendário Oficial do Município através da Lei 1807 de 2 de junho de 2016, a Semana da Cultura Caiçara está em sua terceira edição, e neste ano, oferece atividades em duas praças de Praia Grande, além de programação no Palácio das Artes e Portinho. Todas as atividades são gratuitas.
A abertura do evento acontece no dia 25 (sábado), às 19 horas, na Praça Portugal, com a apresentação de músicas típicas caiçara, como o fandango, e intervenções artísticas.
Já no domingo (26), as atividades acontecem no Portinho de Praia Grande, das 9 às 18 horas. Feira de Artesanato e Gastronomia Especial, visita ao Museu Ambiental, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais recheiam a programação para todas as idades.
De 27 a 30, a programação acontece no Palácio das Artes, com as exposições "A Arte, o Meio e Nós", na Galeria Nilton Zanotti, e "Nossas Vivências Caiçaras", no Museu da Cidade. A visitação acontece das 14 às 17h30. A mostra "A Arte, o Meio e Nós" é uma reunião de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas de Artes Visuais do Palácio das Artes. "Nossas Vivências Caiçaras" mostram fotografias especiais que retratam o tema.
No dia 31, a Avenida Costa e Silva é palco da Sexta Musical Especial Caiçara, com canções para a criançada na Ciranda Caiçara, abrindo a noite às 19 horas, seguido de intervenção artística e show com a dupla Ricardo & Rudimar.
Cultura Caiçara - Os caiçaras são os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados pela miscigenação entre índios, brancos e negros. A base cultural do caiçara é formada pela pesca artesanal, agricultura, danças e artesanato. A preparação dos alimentos também chama a atenção, com a utilização da farinha e do peixe como base para os pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.