Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Qual a diferença entre Memória e História?

Por..:: Renato Marchesini

A História não é apenas o registo dos acontecimentos mais importantes e a memória dos heróis e personalidades. A História é também o registro das pessoas anônimas, daqueles ditos sem história. No mais ambígua separação de conhecimentos e saberes.

Segundo RODRIGUES (2017), a história é uma análise crítica do passado e um estudo do presente a partir do passado. Fazer história é um trabalho intelectual. Mais que tentar restaurar memórias tem que criticar as fontes que usa, entender como foi usada, utilizar teorias e realizar interpretações do passado. Muitas vezes o trabalho do historiador acabam deslegitimando algo construído pela memória.

História: Como disciplina se firma como saber verdadeiro sobre o passado. O passado é verificado como condição concreta da existência. O Historiador fala a partir de documentos através de crítica e análise. História: é o registro concreto, oral, escrito, ou arqueológico, da vida e da cultura de uma determinada pessoa, cultura, civilização ou grupo social. Lugares da história como um modo de memória.

História como produto social: lugares sociais da história. Interação com memória e representações coletivas. É uma produção social mediada pelos lugares. Lugares de memória: complexidade dos grupos/ conflitos/ ações.

Deve-se refletir também sobre a história e suas relações com poder. A destruição das memórias coletivas. A visão particular x verdade universal.

História X Memória
  • Relação positiva: história enriquece representações da memória coletiva. Pensa a si e sua relação com o passado.
  • Relação negativa:  história se volta contra a memória. Função de construir um saber sobre o passado como verdade.


Memória: lembrança/recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto. É o fragmento abstrato, imaterial, da vida e da cultura de uma determinada pessoa, civilização ou grupo social.

Lembrança significativa. Processo socialmente condicionado de reconstrução que se apoia em estruturas sociais e rituais de comunicação. A Identidade social e a Identidade coletiva – memória de grupos, memória presente não neutralizada pelo universalismo da História científica. É a lembrança do espaço social do presente.

Subsistente: o que sobrevive do passado no presente no sentido de preservação e reprodução da sociedade.

Princípio ativo: trabalho, reflexão sobre o passado. Instrui ação de indivíduos, grupos e sociedades/ Sentido da diferença, das transformações, da afirmação da eficácia transformadora do tempo. Futuro. Poder humano sobre a história. Desnaturalização do tempo.

A memória é o conhecimento do passado que é capitaneado e guiado pelo presente, conhecimento que bebe das lembranças individuais de cada sujeito, mas também de jogos de poder e interesse. Que não necessariamente passa por pesquisa e crítica de fontes e etc... Normalmente a memória glorifica ou demoniza o passado ou parte do passado, aquilo que quer lembrar. E ela carrega julgamentos morais a respeito dos eventos que ela lembra que podem ir mudando com os anos de acordo com o interesse e disputas atuais. E convenientemente a memória esconde elementos do passado que não servem a narrativa que se quer defender. (RODRIGUES, 2017).

A Memória Coletiva:  É também campo de conflitos: memória hegemônica X memórias de grupos. Memórias distintas / Contraditórias.  Impulsos internos/externos. Sociedade/ teorias da história. Grupos dominantes: sua própria memória. Sínteses globais múltiplas e não unívocas.

“Memória e história são coisas diferentes, mas dialogam e uma pode ser a fonte para a outra.” (RODRIGUES, 2017).

Referência
RODRIGUES, Icles. Qual a diferença entre Memória e História?: Leitura ObrigaHistória, 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=XRDzvuc4AAU >. Acesso em: 14 de janeiro de 2019.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.