Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Por que fazer o simples é tão difícil? Ou podemos dizer O difícil é fazer o fácil.

Por..:: Renato Marchesini
A gente adora complicar! KKK. Assim fazer o simples se tornou o mais complicado
Quem de nós nunca passou por um problema, pediu ajuda pra outra pessoa e ouviu: "simplifique", “descomplique” ou "você complica demais"? A gente adora complicar.
Mas sabemos que não é fácil conseguir isso e que, além do mais, nem todo mundo sabe disso. Para um conceito que todos nós entendemos, “simples” é algo surpreendentemente difícil de definir.
Depois de pensar onde isso se aplicava no meu dia a dia, percebi que tudo que é simples demais parece estar incompleto, a complexidade dos nossos cérebros nos impede de ver as coisas como são e sim como achamos que deveriam ser.
Nas palavras de Steve Jobs: “O simples pode ser mais difícil que o complexo: você precisa trabalhar muito para fazer com que sua mente esteja limpa o suficiente para tornar as coisas simples. Mas vale a pena no final, porque uma vez que chega lá, você pode mover montanhas.”
O título do primeiro panfleto de marketing da Apple, em 1977, proclamava: “Simplicidade é a sofisticação máxima”.
“Tudo deve ser o mais simples possível, mas não mais simples que isso” — Albert Eistein
Por que o simples é, assim, tão complexo?
Se há tanto poder em criar coisas simples, por que tantos de nós falhamos?
Pense na quantidade de coisas na vida que são simples e fáceis de entender, mas difíceis de praticar. Eliminar um vício. Manter uma boa alimentação. Praticar exercícios físicos. Tudo teoricamente simples, mas cuja execução requer entendimento, preparo e dedicação. Imagine um indivíduo atravessando um cabo de aço entre um prédio e outro: é simples. Basta colocar um pé na frente do outro, mas não é fácil.
Como a maioria das coisas na vida, vai além da aparente superficialidade da simplicidade.
Simplicidade e facilidade são palavras que se confundem e quando aplicadas ao mercado de trabalho podem ser muito perigosas. Simplificar não significa empobrecer. Como disse Da Vinci, "a sofisticação está no simples".
Sugere reconhecer que é possível fazer bem as coisas com aquilo que temos em mãos e em fazer bom uso do que dispomos. Isso parece um pouco clichê, mas é um aprendizado que custamos a entender.
As boas atitudes são simples de serem praticadas e dão grandes resultados. São coisas simples e que se praticadas podem mudar o mundo, O mundo precisa de mais atitudes e de menos pregação.
As referências são importantíssimas para criar uma cultura, uma base, mas é fundamental também adquirimos a competência de nos desconstruirmos de tudo e ter a mente vazia e aberta. A forma de se utilizar alguma coisa tem inúmeras facetas. Depende da hora, dia, local, cultura, temperamento e por aí vai. Isso por que nunca teremos as mesmas condições que outras pessoas tiveram para fazer um trabalho, alguma coisa sempre estará diferente, portanto ter a cabeça livre para que ideias novas possam entrar é essencial.
Por fim, cito Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo". É somente através do autoconhecimento que você realmente conhecerá o que gosta, a melhor maneira de fazer as coisas, o que te torna diferente dos demais e como alcançar a tal simplicidade. Desejo que você encontre um caminho simples para a realização e a felicidade. Eu sigo em busca!

Simples Assim....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.