Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Guarujá não terá desfile oficial no Carnaval 2016

Por..:: Simone Queirós

Em vez disso, escolas vão se apresentar em seus bairros de origem, em um novo formato

Guarujá não deverá ter desfile de Carnaval em 2016. Em vez disso, as escolas se apresentarão em seus bairros de origem, mas seguindo alguns ritos da festa tradicional. Seis quesitos não poderão faltar: comissão de frente, bateria, baianas, casal, enredo e samba enredo.


“Não será um bloco de Carnaval. É um novo formato, como um pré-carnaval. Aceitamos isso com a garantia de que em 2017 haverá desfile, o que a Prefeitura assegurou”, disse Marcos Costa, presidente da recém-criada Liga Cultural Técnica de Educação e Cultura de Guarujá, que tratou do assunto ontem em reunião na Secretaria Municipal de Cultura.


As escolas de samba, antes reunidas na Liga Independente das Escolas de Samba de Guarujá (Linesg) – atualmente em vacância, agora fazem parte de um fórum permanente na Liga Cultural, que abrange outros segmentos.


Segundo Marcos, cada agremiação carnavalesca deve receber R$ 30 mil da Prefeitura para realizar as apresentações, que serão em datas distintas. 

“Teremos inclusive uma comissão julgadora para avaliar os quesitos obrigatórios e classificar as escolas”, afirma Costa.

Segundo ele, essas condições foram acertadas na reunião de ontem, mas ainda pode haver mudanças. 

“Se a situação financeira da Prefeitura melhorar, pode ser que a prefeita (Maria Antonieta de Brito) decida fazer um desfile centralizado”.


Ideia para 2016 é apresentar um Carnaval diferente, com apresentações das escolas em datas distintas

Mais eventos

A meta da Liga Cultural, que está em vias de ser formalizada, é que mais eventos culturais sejam realizados na Cidade, mas sem depender dos cofres públicos.

“Queremos buscar outras formas de financiar não só o Carnaval, mas o teatro, apresentações musicais e toda forma de cultura. Vamos também capacitar o pessoal e congregar várias entidades. Por enquanto, estamos reunindo 15. A exemplo das escolas de samba, cada segmento terá seu fórum permanente”, afirma o presidente da Liga.

Prefeitura 

Também consultada sobre o Carnaval de 2016, a Secretaria Municipal de Cultura confirma que há tratativas para a realização de um carnaval alternativo em 2016, com os desfiles das agremiações nos bairros e com alguns quesitos a menos.  “A ideia visa também aproximar mais a comunidade das escolas de samba”.

Ainda conforme a Secretaria de Cultura, a medida tem como objetivo manter a festividade, que integra o calendário da Cidade, e ao mesmo tempo não deixar de atender as prioridades da gestão pública em outras áreas, como Saúde e Educação.

Fonte..:: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.