Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 19 de maio de 2015

Ações de sustentabilidade rendem prêmio a meios de hospedagem

Oito estabelecimentos brasileiros foram reconhecidos pelo TripAdvisor com o selo “Eco Líder Nível Platina”, a mais alta classificação oferecida pelo site para um hotel com práticas sustentáveis. O programa tem como objetivo estimular a prática de ações sustentáveis na indústria hoteleira. Com isso, os usuários podem filtrar a busca por empreendimentos e ver uma lista detalhada de práticas ecológicas das acomodações cadastradas.

Helenio Waddington, proprietário de um Hotel Fazenda em Teresópolis (RJ) – um dos reconhecidos com o selo Platina –, conta que as ações de sustentabilidade adotadas pelo hotel incluem a proteção da Mata Atlântica que circunda a propriedade por meio da criação de uma Área de Reserva Legal. O espaço chegou a servir de pasto no passado, mas foi cercado e mantido sem interferência humana até que, aos poucos, a mata voltou a crescer e a atrair a fauna e flora típicas da região.

“Existe em todo o mundo um grande número de clientes que tomam as decisões de compra e que escolhem os hotéis em que vão se hospedar com base em conceitos ambientais”, diz Waddington. Para receber o selo, a hospedagem deve preencher um formulário e cumprir determinados requisitos que posteriormente são avaliados por parceiros do TripAdvisor. A pontuação no questionário também define, em ordem crescente, qual será o nível de sustentabilidade de cada propriedade.

Considerando todos os níveis de sustentabilidade – bronze, prata, ouro e platina –, o Brasil teve 52 estabelecimentos reconhecidos pelo “Eco Líder”, espalhados por 16 estados e 41 cidades. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais possuem a maior quantidade de propriedades sustentáveis com 11, 9 e 8 respectivamente.


A importância da certificação

A coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, sugere que os estabelecimentos evoluam para o caminho da certificação oficial de meios de hospedagem que, no Brasil, segue a norma ABNT 15.401. Para obter esta certificação o estabelecimento passa por uma avaliação feita por técnicos especializados.

O MTur desenvolve uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras. Entre elas, destacam-se obras de despoluição, de saneamento, de acessibilidade, de estrutura de barracas de praia e sinalização.

Além disso, o Ministério do Turismo apóia o prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece ações em cinco categorias: ambiental, sociocultural, econômica, operadoras associadas e sustentabilidade em turismo."

Fonte..:: CNTur, Adaptado de MTur

(turismo, hotelaria, recicle suas idéias)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.