Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 30 de março de 2015

Papagaio-de-cara-roxa apresenta melhoria em seu status de conservação

A nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção foi divulgada no final de 2014 pelo Ministério do Meio Ambiente e conta, agora, com 1.173 espécies. Apesar do aumento do número total de fauna ameaçada – eram 816 em 2003, a versão atualizada da lista elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  indica avanços na conservação da biodiversidade nacional. Um exemplo disso é que 170 espécies saíram das três categorias de risco de extinção (criticamente em perigo, em perigo e vulnerável), como o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), que passou da categoria “vulnerável” para “quase ameaçada”.

Créditos imagem..:: Zig Koch

Endêmica da Mata Atlântica, essa ave habita apenas uma estreita faixa litorânea de aproximadamente 285 km entre o sul de São Paulo e o extremo norte de Santa Catarina. Devido ao comércio de animais silvestres e à degradação desses locais onde busca alimento, reproduz-se, faz seu ninho e descansa em dormitórios coletivos, o papagaio-de-cara-roxa se apresentava como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção.

A reclassificação da espécie demonstra que o trabalho em conservação está gerando frutos e uma das iniciativas que contribuíram para esse resultado foi o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, que é desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O projeto desenvolve, desde 1998, ações de pesquisa e proteção da espécie e seu habitat, como a instalação de ninhos artificiais e a orientação e a sensibilização dos moradores e visitantes da região para a proteção do papagaio-de-cara-roxa. Essas iniciativas contribuíram para elevar a população total dessa espécie, que hoje é estimada em 6.700 indivíduos, sendo que a maior parte – cerca de cinco mil aves – vive no litoral do Paraná.

“A reavaliação dessa espécie deve ser comemorada, pois indica que a principal região onde ocorre, o litoral norte do Paraná, está em bom estado de conservação, o que possibilita a recuperação de uma espécie ameaçada”, afirma a coordenadora do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, Elenise Sipinski. Entretanto, ela destaca: “não significa que a luta está ganha. O trabalho deve continuar”.

A coordenadora do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica/ICMBio (PAN Papagaios), Patricia Serafini, do ICMBio, também ressalta que essas ações de manejo para conservação não podem parar. Segundo ela, sem o trabalho de fornecimento de ninhos artificiais e seu monitoramento, o sucesso reprodutivo poderá ser comprometido em curto prazo, uma vez que o corte seletivo de árvores de grande porte causou a baixa disponibilidade de ocos naturais para ninhos.

“Se as ações de conservação não continuarem, o papagaio-de-cara-roxa pode voltar rapidamente a maiores graus de ameaça no Paraná; além disso, os esforços precisam ser intensificados em São Paulo, onde a estimativa é que existam apenas 1,5 mil indivíduos dessa espécie”, complementa a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Ela lembra que, atualmente, a instituição apoia um programa da SPVS para promover ações do papagaio-de-cara-roxa também em território paulista.


(papo de biologia, turismo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.