Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 23 de março de 2015

Cultura Caiçara é atração dia 29 em Boiçucanga em São Sebastião SP


Festa com contação de causos, pratos típicos, música e encontro entre caiçaras
acontecerá a partir das 10 horas, na Praça da Mentira

Forte elo entre o homem e os recursos naturais, a cultura caiçara evidencia a harmonia dessa comunidade com o ambiente e ainda pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Evidenciar a importância dessa rica cultura é a proposta do encontro que será realizado no próximo dia 29 de março, das 10h às 17h, na Praça da Mentira, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastiao, um dos redutos da cultura caiçara na região de São Sebastião. A proposta é reunir os caiçaras da região, contar muitos “causos”, saborear pratos típicos, e se deixar levar pelas canções e alegria dessa cultura que resiste às adversidades do tempo.


Incluído no Calendário Oficial de São Sebastião, pela Lei Municipal nº 460, de 24 de setembro de 1985, o Dia do Caiçara é comemorado em 15 de março. No entanto, grupo de pessoas interessadas em manter as tradições promoverão a festa, dia 29, com entrada gratuita, para poder divulgar e encontrar uma forma de mostrar a importância e o valor da comunidade caiçara que se estende ao longo do município. Organizada pela jornalista Silvia do Amparo e Lavínia de Matos, a proposta é resgatar a cultura dos nativos unindo remanescentes dos bairros entre a região de Toque - Toque Grande e Boracéia.

A programação incluirá apresentação de bandas musicais compostas por caiçaras, “contação de causos” pela historiadora local Neide Palumbo, a tradicional Folia de Reis, além de projeção de fotos, filmes e vídeos sobre a vida e costumes dos nativos. Para quem adora a culinária caiçara, não faltarão pratos típicos preparados em ambiente natural decorado com apetrechos de pesca e ainda a apresentação de um projeto elaborado pelos caiçaras. Outra curiosidade é a o enfoque especial para o “dicionário verbal” típico caiçara que será revisto e acrescido de antigos termos já esquecidos pelos atuais moradores da região, e que preserva uma árvore genealógica de mais de 4 mil nomes. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de mil pessoas entre moradores, veranistas e turistas.

..:: Origem
De origem tupi-guarani, o termo caa-içara, no contexto geral, é a junção das duas palavras que significam, literalmente, “armadilha de galhos” (caa = galhos, pau, mato/içara = armadilha). O termo também designa as comunidades de pescadores tradicionais nascidos na região litorânea dos estados do Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro. O “viver caiçara” é considerado o último traço visível do momento da criação do povo brasileiro, a união de índios e portugueses.

O resgate da cultura caiçara é a proposta do evento que também promoverá o cadastramento da população caiçara como um dos pontos fortes da festa. De acordo com as organizadoras, um dos objetivos é trabalhar no incentivo de políticas públicas que busquem soluções para problemas como a imposição de padrões de comportamento social, hábitos, costumes e linguagem que tentam levar à descaracterização da cultura do pescador local.

A Praça da Mentira, que sediará a festa, fica em frente à Capela Nossa Senhora da Conceição e imediações da barra do Rio Boiçucanga, região tradicional de concentração de pescadores. Vale a pena conferir! 

Fonte..:: Rosangela Falato por email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.