Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pinacoteca Benedicto Calixto Investe em Projeto Educacional

Em 2015, o museu santista vai lançar uma série de ações, com o objetivo de reunir toda a família em torno de exercícios de imaginação, criação e reflexão, a partir do acervo de Benedicto Calixto e da história do Casarão Branco.


O projeto Arte em Família na Pinacoteca inaugura uma série de atividades direcionadas ao público infanto-juvenil, que tem como foco principal a formação de público para as artes visuais, por meio da observação, da valorização e preservação da memória de Benedicto Calixto e a difusão da história e da arquitetura do Casarão Branco. 

Para isso, foi elaborada uma programação com capacidade de envolver as crianças, seus pais e avós em experiências lúdicas e vivências artísticas, baseadas na temática do acervo do pintor.  “Estamos investindo seriamente no fortalecimento do setor educativo, para que os jovens passem a frequentar espontaneamente o museu. Trata-se de uma promissora iniciativa de inserção sócio-cultural e indução de um diálogo sobre artes visuais, que resulte na troca e construção de conhecimento”, conta a presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Silvia Teixeira Penteado.

Idealizado e coordenado pela professora Ana Kalassa, o projeto Arte em Família na Pinacoteca terá edições independentes, com atividades diferenciadas. “Assim que chegarem à Pinacoteca, os participantes serão recebidos pela contadora de histórias Eliana Greco. Em seguida, haverá uma apresentação da obra de Calixto e uma visita guiada pelo prédio e, depois, vamos promover o contato com uma série de materiais e técnicas, para introduzir o grupo no universo do desenho, da colagem e da pintura”, ela explica.

Os encontros gratuitos terão início no próximo dia 8 de fevereiro e acontecerão uma vez por mês, sempre aos domingos, com duração aproximada de 1 hora e meia, entre 15h30 e 17h00. As inscrições serão abertas 20 minutos antes do início das atividades, para crianças com idade entre 5 e 12 anos, acompanhadas de, pelo menos, um responsável.  .  A Pinacoteca vai disponibilizar todo o material para o trabalho que será realizado na oficina de arte.


Ana Kalassa
Doutora em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP  e Mestre em Artes, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ana Kalassa atua na graduação como professora nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e na pós graduação atua na área de artes, da Universidade Santa Cecilia – UNISANTA e, atualmente, é colaboradora nos projetos especiais da Pinacoteca Benedicto Calixto.

..:: Serviço:

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão - Santos.
Horário: das 15h30 às 17h00
Entrada: gratuita
Vagas: 15 crianças, de 5 a 12 anos, acompanhadas do responsável.
Forma de participação: mediante inscrição antecipada.

Fonte..:: Gisela Kodja - Assessoria de Imprensa

(evento_programação)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.