N/A
Aeroporto de Itanhaém receberá benfeitorias
Nos próximos quatro anos, o Aeroporto Estadual Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém, receberá pacote de investimentos de R$ 40 milhões em obras de expansão e melhorias. A informação foi passada pelo superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Volpi, à Prefeitura essa semana.
Os recursos serão utilizados na ampliação da pista principal em 150 metros – passará para 1.550 metros – e a expansão das áreas de estacionamento de veículos e de aeronaves. Além disso, haverá o investimento no sistema de telecomunicação aeroportuária.
Ainda não se sabe, porém, se os recursos serão empenhados pelo próprio Daesp ou se ficarão a cargo da futura concessionária responsável por explorar o aeródromo – a concessão ainda depende de autorização da Secretaria da Aviação Civil (SAC), do Governo Federal.
Uma das benfeitorias, no entanto, está garantida para o ano que vem. O novo sistema de telecomunicação aeroportuária, que melhorará a relação dos pilotos com a base, terá edital de contratação lançado ainda no primeiro trimestre de 2015, segundo o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB).
“Recebemos sinalização positiva do Daesp em relação à compra desses equipamentos. Também conseguimos avançar nas discussões do projeto geral de reforma e ampliação, que ainda dependem da definição do Governo Federal sobre a concessão”, comenta.
Segundo informou Volpi, outras ações estão previstas, como a abertura de licitação de novas áreas para hangares, a fim de atender mais empresas interessadas em operar no aeroporto. Hoje, a BR Aviation e Líder Aviação mantêm operações no local, além da Petrobras, que vai inaugurar seu próprio terminal, com capacidade para 400 passageiros (entre pilotos, técnicos e engenheiros para as plataformas), no primeiro semestre de 2015.
Neste sentido, a ampliação da pista principal, estacionamento e saguão serão importantes, aumentando o número de atendimentos e a capacidade de recepção de voos.
Concessão
O prefeito Marco Aurélio diz esperar ansiosamente pela definição do processo de outorga do aeroporto à iniciativa privada, que ainda tramita em Brasília. Segundo ele. a expectativa é que a resposta venha ainda no começo do próximo ano.
“O que consigo ler nas entrelinhas é que, do ponto de vista comercial e operacional, o Aeroporto de Itanhaém é uma realidade. Não discutimos mais a sua viabilidade, mas buscamos medidas que possam ampliar seu atendimento”.
Fonte..:: A Tribuna
(turismo, trasportes)