Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A paixão pelos barcos traz Lafraia de Volta á Pinacoteca.

Na exposição que será inaugurada no dia 14 de janeiro, às 19h00, o pintor santista apresenta Barcos de Outrora, em 20 telas e 10 gravuras.


Flávio Lafraia é de Santos, viveu a beira-mar e, no horizonte, encontrou a sua forma de expressão. Especialista em pinturas e gravuras, o artista de 60 anos iniciou carreira adolescente, decorando pranchas de surf e sonrisal, “tábuas redondas que, os moleques da época, usavam para deslizar na beira do mar”, conta ele.


O interesse pelo tema náutico também está diretamente ligado à sua origem caiçara. Com o pai, que trabalhava no mercado de café, Lafraia começou a circular pela Rua XV, no Centro da cidade, e frequentar o cais do Porto, ainda menino e, foi assim que, o apito e o movimento dos navios tornaram-se uma paixão e forte referência para o seu trabalho de pintura e pesquisa.


A coleção que vem para a Pinacoteca Benedicto Calixto conta com 30 obras executadas a partir de projetos e plantas originais de antigas embarcações. Entre as pinturas, o público vai conhecer detalhes do emblemático veleiro Atrevida, que pertenceu à família Fontoura, fabricante do Biotônico; vai apreciar o luxuoso iate de madeira Lorde Gato, construído pelos santistas que foram proprietários da Gato Magazine; o Barcelona, veleiro de 1915, movido a roda d’água, a vapor e vela; a lancha  da particagem “25 de janeiro”, conhecida por “Camelo” devido às linhas curvas de sua capota; e o navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que atua como uma espécie de embaixada flutuante e representa o país em eventos náuticos, nacionais e internacionais.

As gravuras também trazem novidades. Nesta exposição, Entre as dez que compõem a mostra, Lafraia apresenta três imagens inéditas - feitas em metal e impressas em cotton, com tiragem reduzida - que inauguram uma parceria com o Ateliê Claudio Vasques.

O destaque do evento, no entanto, fica com a maquete do Albatroz, veleiro de fabricação alemã, o primeiro com capacidade para 50 passageiros.

A exposição estará aberta ao público de 14 de janeiro a 1º de março e poderá ser vista de terça-feira a domingo, das 09h00 às 18h00, na Pinacoteca Benedicto Calixto, à Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos. A entrada é gratuita.

..:: Sobre Flávio Lafraia


Nascido em Santos, formou-se em publicidade pela FAAP/SP. Começou sua carreira trabalhando como designer gráfico, desenvolvendo técnicas de ilustração como aerografia. Trabalhou como arte finalista em diversas agências de publicidade e propaganda da capital paulista.

Nas artes plásticas, foi autoditada. Sua obra se fundamenta na tradição da pintura acadêmica para chegar a moderna, onde luz e sombra acentuadas e bem distribuídas se tornaram marca da sua obra.

Durante 26 anos, Flavio Lafraia morou em São Paulo e 7 em Salvador onde atuou como dealer da Sprit Ferreti Yachts.  Em 2006, retornou a Santos, onde mantém seu ateliê.

Além de se dedicar ao tema náutico, Flavio Lafraia realiza um trabalho surrealista e hiperrealista, para os leilões realizados em São Paulo, na Galeria James Lisboa.

..:: Serviço:
Exposição: Barcos de Outrora, de Flavio Lafraia
Inauguração: 14 de janeiro
Horário: 19h00
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de GUsmão, 15, Boqueirão – Santos
Aberta ao público até 1º de marco
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h00 às 18h00
Entrada franca

(evento_programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..