Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Plano de Manejo do Parque Perequê em Cubatão SP

"A 'praia de Cubatão' agora tem como ser melhor organizada, com mais possibilidades de uso e com qualidade de primeiro mundo, à altura da Cidade". Com essas palavras, o coordenador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema/USP), Prof. Dr. Cláudio Oller, definiu a importância do Plano de Manejo do Parque Ecológico do Perequê, entregue ao Município em cerimônia nesta quinta-feira (14-08-2014).
O documento técnico foi elaborado pela entidade ligada à USP, com o apoio da Prefeitura de Cubatão, e financiado pela indústria Anglo American, via Termo de Ajustamento de Conduta acordado com o Ministério Público como forma de compensação ambiental. O plano tem o intuito de planejar a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais no interior da Unidade de Conservação, um dos principais equipamentos turísticos e ambientais da Baixada Santista.

"A concretização do plano de manejo é mais uma ação que vai ao encontro da determinação da prefeita Marcia Rosa de garantirmos o desenvolvimento sustentável da Cidade. Temos desenvolvido diversas ações neste sentido, como a implantação da coleta seletiva porta a porta, programas de educação ambiental e a regulamentação do Plano de Resíduos Sólidos", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Hildebrando da Silva.

De acordo com Victor Fernandes Borges, gestor do parque, o documento é a concretização de uma luta de muitos anos. "Muitos gestores e autoridades trabalharam por esse plano, que reconhece e estabelece as vocações do Perequê como importante reserva ambiental e parque ecológico. É um grande passo do governo, que demonstra trabalhar pela Cidade".

A coordenadora do Programa Cubatão Sustentável, Sílvia Sartori, fez uma apresentação sobre o Parque Perequê, cujos números impressionam: 168 hectares (aproximadamente 160 campos de futebol), 11,5 Km de perímetro, 95 espécies vegetais e 183 animais (sendo 26 endêmicas, ou seja, exclusivas dessa região).

Geoportal - Silvia apresentou um importante instrumento para compartilhamento e atualização constante de informações sobre a unidade de conservação: o geoportal Santos Web Atlas. No site, é possível consultar mapas, documentos e informações sobre o Perequê e outras reservas ambientais regionais. A página pode ser conferida no endereço http://goo.gl/Y0dj9y.

Os elaboradores do Plano de Manejo fizeram a entrega do documento ao secretário municipal de Governo, Fábio Oliveira Inácio, representando a prefeita Marcia Rosa. "Esse é um ato importante, que reafirma nosso compromisso em promover uma Cidade melhor para se viver, aproveitando todos os nossos potenciais, cumprindo assim os preceitos da Agenda 21. A cada dia trabalhamos por uma Cubatão melhor nas áreas econômica, social e ambiental", afirmou.


(ecoturismo)

Para Ecoturismo no Parque do Perequê e Outros lugares em Cubatão e Região



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.