Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Quilombo do Jabaquara em 1900 - Santos SP

Jabaquara é um nome que significa refúgio e esconderijo. Também, com base na origem tupi da palavra, é-lhe atribuído o significado de "corredor ligeiro", referência ao pequeno Rio Jabaquara, que havia na região e deu nome ao bairro, passando pelas encostas do morro do Bufo (Coruja) erguia-se a casa de Quintino  de Lacerda.

No século XIX, formou-se ali o histórico reduto do negro Quintino de Lacerda e, junto a ele, mais para o lado da Vila Mathias, o do Pai Felipe. O quilombo se situava atrás da atual Santa Casa, até a encosta do morro, no trecho hoje compreendido entre o Túnel Rubens Ferreira Martins e a subida do Morro da Nova Cintra. Os casebres, fotografados por Marques Pereira, ainda se erguiam em 1900.

Foto: J. Marques Pereira, publicada no jornal santista A Tribuna de 26/1/1939, na edição especial comemorativa do centenário da elevação da vila de Santos à categoria de cidade (jornal no acervo do historiador Waldir Rueda)

A foto de uma choupana no morro do Jabaquara ilustrou um cartão postal dos primeiros anos do século XX, e que em princípios de 2008 foi negociado no site de leilões EBay/Itália:
Imagem divulgada no site Ebay/Itália, consultado em 28/2/2008

Fonte..:: Novo Milênio

(fatos_históricos)

Para Turismo Histórico e Cultural em Santos e Região




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog

Blog Caiçara é Vencedor do Prêmio Top Blog
BLOG CAIÇARA é o VENCEDOR do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.