Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ipupiara Deteriorado - Campanha Salve o Ipupiara

Monumento que remete a uma lenda vicentina fica no parque de mesmo nome, na Praça 22 de Janeiro, e está abandonado pelo Poder Público.

O morador Renato Marchesini iniciou uma campanha em São Vicente, via redes sociais, visando a recuperação do monumento Ipupiara, na Praça 22 de Janeiro, um dos grandes atrativos da Cidade, que há meses vem se deteriorando sem que o Poder Público tome qualquer providência.

“Precisamos urgentemente do apoio e colaboração de nossos políticos (prefeito e vereadores) e chefes de órgãos de cultura, turismo e obras. Precisamos do interesse e empenho pela preservação e manutenção dos monumentos históricos, culturais e artísticos da cidade”, comenta o munícipe vicentino.

Conforme revela, por falta de segurança, cuidados e manutenção, o monumento está entregue à deterioração e ao vandalismo. O rabo e os dedos do Ipupiara foram quebrados, o peito está manchado de tinta amarela, a pequena lagoa há muito não possui a água e peixes. A placa de sinalização turística está torta e com o adesivo da explicação todo rasgado.

A Prefeitura de São Vicente informa que foi encaminhado ofício pedindo reparos nos monumentos da Cidade, entre eles, o Ipupiara. A Administração Municipal garante que o monumento já esta inserido nas obras de recuperação da praça.


Ipupiara está parcialmente destruído; morador faz campanha para recuperá-lo (Foto: Luiz Torres/DL)

A lenda
O monumento remete à lenda do monstro Ipupiara, que não é muito conhecida, mas ganhou fama até internacional. Ipupiara foi um monstro marinho, com enormes braços e uma grande nadadeira ao invés de pés. Ele foi morto na praia de São Vicente, em 1564, pelo Capitão Baltazar Ferreira.

Naquele ano, uma jovem escrava índia, de nome Irecê, estava apaixonada por um índio chamado Andirá e ambos se encontravam à noite, na praia de São Vicente, às escondidas. Numa noite, a caminho da praia, Irecê foi chamada por uma idosa feiticeira, que lhe chamou a atenção por estar enganando o bondoso capitão, a quem ela era subordinada e que os monstros do mar não gostavam de mentiras.

A feiticeira aconselhou Irecê a contar tudo ao capitão. Decidida a fazê-lo, a jovem índia foi à praia esperar pelo barco do amado, que vinha provavelmente de Santos. Mas não houve mais tempo para o tal encontro, o barco já estava lá, mas Andirá havia sumido.

Eis que no mesmo momento, ao lado do barco surgiu o gigante marinho Ipupiara. Irecê saiu correndo em busca de ajuda, gritou na porta do capitão, até que ele acordasse, pegasse sua espada e fosse à praia enfrentar o tal monstro, que acabou sendo morto. Dizem que o corpo inerte do tal monstro ficou exposto em praça pública até o dia seguinte, para que a população o visse e se certificasse de sua morte.

A lenda do monstro marinho Ipupiara correu por todo o litoral, chegou até a Europa e muitos que aqui vinham queriam conhecer o local onde o tal monstro aparecera.




INFELIZMENTE:  A OMISSÃO DO PODER PÚBLICO RESULTOU NISSO

Incêndio atinge o monumento Ipupiara em São Vicente - 24 de fevereiro de 2016.

Jornal A Tribuna 1 edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.