Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Papo de Biologia: JACARÉ DE PAPO AMARELO (Caiman latirostris)


Características - são animais ectotérmicos (com temperatura variável, de acordo com o ambiente). Possuem uma longa cauda, útil na disputa por alimento (contra outros animais) e na locomoção dentro da água (a propulsão do jacaré). É o segundo maior jacaré brasileiro, podendo chegar até 3,0 metros de comprimento. Focinho largo, achatado, relativamente curto e pouco ornamentado. Coloração parte superior é marrom-escuro esverdeada, quase pardacenta,  e parte inferior creme. Pernas curtas, patas providas de grandes unhas. Quando estão com a boca fechada os dentes do maxilar superior são visíveis. O quarto dente do maxilar inferior encaixa-se numa depressão existente no maxilar superior, permanecendo invisível quando o jacaré está com a boca fechada. Normalmente possuem ornamentos cônicos nucais deparados dos escudos dorsais. Os jacarés são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodos (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d'água). Sua presença representa, ao contrário do que muitos pensam, é uma contribuição eficaz para o aumento da população de peixes nos corpos d'água, já que suas fezes servem de adubo para o desenvolvimento de fitoplâncton, que é utilizado como alimento por diversas espécies de peixes e de outros seres vivos aquáticos. Podem viver aproximadamente 50 anos. 

Habitat - brejos, mangues, lagoas, riachos e rios. 

Ocorrência - leste do Brasil (do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul), Uruguai, norte e nordeste da Argentina, Paraguai e leste da Bolívia. 

Hábitos - são noturnos e vivem em grupos. Durante o dia apreciam o "banho de sol" em grupos e à noite, caçam. Gostam de calor, não suportam o frio e têm boa visão noturna. 

Alimentação - carnívoro (peixes, répteis, aves e mamíferos).

Reprodução - ovíparo. O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com pouca água. O ninho é construído entre a vegetação, próximo à água, e os ovos são cobertos com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos. A desova consiste de 17 a 50 ovos por postura, que eclodem após 70 a 80 dias de incubação. Quando nascem, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo dos predadores. 

Predadores naturais - os ovos e os jovens podem ser predados pelo lagarto teiú, o quati, o guaxinim, gaviões e outras aves. 

Ameaças - espécie ameaçada de extinção pela poluição de rios e lagos por esgotos, agrotóxicos e metais pesados, assoreamento de rios, aterramento de lagoas, drenagem dos brejos, devastação de restingas pela exploração imobiliária, caça e tráfico de animais silvestres. 

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.