Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Medidas que respeitam o meio ambiente ganham força nos hotéis brasileiros

Por ..:: Gustavo Simon

Deixar um bilhete perguntando se o hóspede faz ou não questão de trocar a toalha e dizer que isso ajuda o meio ambiente já virou senso comum nos hotéis do país. A hotelaria nacional está buscando novas medidas ligadas à sustentabilidade.

Geração de energia alternativa, reutilização de água e atenção à comunidade local têm se tornado padrão em hotéis que se classificam como ecologicamente corretos.

A pousada Blumenberg, de Canela (RS), que venceu um prêmio de sustentabilidade em 2012, instalou, em julho, painéis solares para aquecer a água dos chuveiros. O que não parece ser muito especial vai aliviar em 60% o sistema atual --ecológico, diga-se--, usado desde a abertura da pousada, há 15 anos: uma caldeira na qual se queima lenha de origem certificada, com uma chaminé que corta o imóvel (e esquenta o ambiente).

Foto de..:: Zé Carlos Barretta
Piscina de água natural da pousada Ronco do Bugio

Na Ronco do Bugio, em Piedade (a 99 km de São Paulo), desde julho a água servida nos restaurantes e quartos não vem de garrafas plásticas. Vasilhames de vidro são abastecidos com água coletada em um poço cavado ali mesmo.

Reduzir o lixo também foi o foco do Unique Garden, em Mairiporã (a 37 km da capital paulista), que disse adeus ao papel em junho.

Agora, cada hóspede recebe um tablet no check-in e o usa não apenas para acessar a internet, mas ler o cardápio dos restaurantes, fazer pedidos para o serviço de quarto e programar atividades no spa.

A tendência ao verde faz sentido no Brasil: em uma pesquisa do site TripAdvisor com 35.042 pessoas de 26 países, 90% dos brasileiros disseram achar importante que um hotel adote práticas sustentáveis, mais do que em qualquer outro país --a média global foi de 79%.

Outro estudo, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que hóspedes que se engajam em programas de sustentabilidade em hotéis se sentem mais satisfeitos com sua estadia.


(turismo, hotelaria, recicle suas idéias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.