Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Fazer do Ecoturismo uma Postura Frente à Vida... Workshop no Orquidário de Santos.

Texto de..:: Fabiana Monti Audero
Fotos de..: Educação Ambiental Orquidário de Santos
“O ecoturismo cabe a qualquer ambiente, pois corresponde mais a uma postura do que um segmento propriamente dito. Todo turismo deveria ser ecológico. A característica essencial do ecoturismo é a sustentabilidade” assinalou Renato Marchesini, um apaixonado profissional de turismo da Baixada Santista, empreendedor em turismo, quem confessou que ao longo muitas pesquisa e estudo sobre o assunto, achou a melhor maneira de definir a atividade.

Assim, num auditório do parque zoobotânico do Orquidário de Santos, no dia 28 de agosto de 3013, repleto de estudantes de turismo da Instituição ETEC Aristóteles Ferreira e convidados, se apresentaram as diversas modalidades que abrangem esse modo de olhar o turismo na região.
O gestor de projetos visualiza o setor em uma cadeira, com seus quatro pontos de apoio, que o mesmo chama de “cadeira da sustentabilidade” que precisa do equilíbrio para ficar em pé. Ele destaca o aspecto social, ambiental, econômico e pesquisa/educacional com a necessidade de alinhamento para se manter em perfeito equilíbrio.
Por isso implica um trabalho não só com os visitantes para o cuidado dos lugares senão também com os moradores para que exista uma sinergia nos processos de encontro. Fala-se de nós, e não de vós ou eles.
E este conceito de ecoturismo, além dos cuidados, também inclui que não se precisa ir muito longe para viajar. Às vezes temos os lugares perto de nossas casas e só basta descobri-los. E quebrar o cotidiano para se animar a descobrir.
Brinca. Chamamos isso de Turismoterapia! rsrsr
E quais podem ser as opções?
Conhecer as comunidades e suas etno sabedorias, percorrer os rios através de canoas, rappel, fazer caminhadas em trilhas pela Mata Atlântica, banhos de cachoeira e um mergulho em piscinas naturais são algumas das experiências. O turismo contemporâneo se volta para o “ser”. Trabalhamos os sentimentos e emoções das pessoas, porque ao abrir seu olhar para a meio ambiente e ao entorno convertermos a variedades sensoriais auditivas, táteis, visuais, olfativas e outras possibilidades.
O ecoturismo está baseado no respeito das diferenças, como incluir as trocas e aprendizagem com culturas nativas como o trabalhar com pessoas com capacidades diferentes.
O ecoturismo permite entrar em lugares que o turismo convencional não consegue, dando valor agregado a lugares que já tem seu peso próprio seja pelos seus atrativos naturais ou culturais.
Esse tipo de turismo permite respeitar os tempos da natureza e refletir sobre os tempos corridos da nossa vida cotidiana. Baixada Santista têm lugares que vão te surpreender! Permitir-se desfrutar e sentir. Pois o Ecoturismo é uma Experiência Inesquecível! finaliza Renato Marchesini.
Segundo Milene Correa de Oliveira, responsável pelo Programa de Ecoturismo da Prefeitura de Santos, a área continental da cidade possui uma variedade de opções, que vêm sendo trabalhadas ao longo dos anos, mas reconhece que são processos que levam tempo.

Milene falou que a região tem um grande potencial para se desenvolver, mas o maior desafio é que os proprietários de áreas se convençam do valor das atividades e assim invistam em infraestruturas para o visitante.
Assim mencionou projetos da região onde se têm lugares como a Fazenda Cabuçú, Itatinga (em Bertioga), Jurubatuba, ou Estância Diana, um antigo bananal hoje convertida em uma fazenda de criação de búfalos e plantas ornamentais. O programa tem também áreas em estudo, como o Sítio Itabatatinga, o Caetê e o Quatinga.
Assim se animar com a experiência do ecoturismo não é só conhecer novos lugares, mas sim também respeitar as comunidades que se visitam e cuidar da sua preservação.
E claro! Se deixar levar pelas emoções, essas que transformam quando você regressa ao seu interior, lembra, e começa a planejar a novas aventuras.

Para Roteiros de Turismo de Experiências

(ecoturismo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.