Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Projeto Salve Oceanos - Itanhaém SP

(recicle suas idéias)




Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. A ONG Salve Oceanos é uma Organização Não Governamental que tem como objetivo a educação socioambiental, visando a preservação do Meio Ambiente e praticando a inclusão social de jovens e adultos em risco social.

    No mundo inteiro temos 10% de água doce, sendo que destes 10%, 7% estão nas geleiras e 3% é o que temos de água potável mineral. O Corpo Humano tem 70% de água e todos os alimentos contem água. Para a fabricação ou crescimento dos alimentos é necessária o uso de uma grande quantidade de água.

    Estudos mostram que é praticamente impossível transformar a água do mar que é salgada em água doce mineral. Estimativas apontam que até 2070 não teremos água potável. Historiadores e cientistas sociais preveem que por causa da falta de água potável, o planeta sofrerá grandes guerras mundiais.

    Muitas residências, restaurantes, lanchonetes, pastelarias, ambulantes, bares, padarias, meios de hospedagens e outros locais que trabalham com frituras de alimentos ainda tem jogado o óleo utilizado na cozinha de forma errada, pois desconhece os prejuízos que isso causa ao Planeta. Você sabia que 1 litro de óleo de cozinha usado contaminam 1 milhão de litros de água? Essa quantidade corresponde ao consumo de uma pessoa durante anos.

    Você sabia que o Sabão Caseiro polui o Meio Ambiente, polui a água potável e causa sérios danos a Saúde Humana?

    Você sabia que descartar óleo de cozinha usado pelo ralo, vaso sanitário ou diretamente no solo é CRIME Ambiental? - A Lei Federal 9605/98 trata da Poluição e outros Crimes Ambientais - Artigo 54 § 1º e 2 º, com pena de 01 a 05 anos de reclusão.

    ResponderExcluir
  2. Você sabia que o óleo de cozinha usado, quando despejado na pia ou no ralo, pode danificar os encanamentos?
    - Não descarte o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimento no fluxo da água, pode causar refluxo de esgoto e até rompimentos na rede de coleta de esgoto, tornando o ambiente propício para atrair pragas urbanas como baratas, ratos e insetos, e gerando graves problemas de higiene e saúde, danifica a rede de esgoto e gera um gasto desnecessário com a limpeza da caixa de gordura, havendo a necessidade do uso de produtos altamente tóxicos que acabam prejudicando o meio ambiente.

    ResponderExcluir

  3. Você sabia que o óleo de cozinha usado quando descartado junto ao lixo da casa ou diretamente no solo, também pode ser extremamente prejudicial à Saúde, a Água e ao Meio Ambiente?

    - Causa sérios riscos a Saúde Humana - Filtrar o óleo de cozinha usado para usá-lo novamente não é aconselhável. O óleo quando fica saturado é prejudicial à saúde e pode até causar câncer. Você sabia que o sabão Caseiro pode causar sérios danos à saúde? Para a fabricação do sabão caseiro é necessário a mistura de Soda Cáustica com o óleo de cozinha usado. Segundo o Ministério da Saúde, A soda cáustica mata por ano 6 mil brasileiros e deixa mais 140 mil brasileiros com problemas de saúde (queimadura e problemas respiratórios). Em Itanhaém, no ano de 2012, uma criança de dois anos entrou em óbito após comer um pedaço de sabão caseiro achando que era doce de leite;

    - Contaminação da Água Potável - Você sabia que o sabão Caseiro polui do mesmo jeito? 1 litro de óleo contaminam 1 milhão de litros de água, essa quantidade corresponde ao consumo de uma pessoa durante anos. Além de se evitar o desperdício da água por meio do seu uso racional, é importante também contribuir para a recuperação da água já utilizada. Ações de consumo responsável geram menor impacto de poluição ambiental e contribui para a qualidade da água que nos abastece;

    - Contaminação dos Recursos Hídricos - Espalhado na superfície dos rios, represas, praias e oceanos, causa danos à fauna aquática. Por não se misturar à água, a presença de óleos nos recursos hídricos cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, forma-se uma película superficial que dificulta a troca gasosa entre o ar e a água, além de fortalecer ação tóxica para os seres aquáticos, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática;

    - Contaminação do Solo - O óleo descartado diretamente na terra impermeabiliza o solo e contribui para a ocorrência de enchentes, ou causa a proliferação de micro-organismos e danos às plantas e árvores, causa a vedação dos estômatos das plantas, órgãos respiratórios dos animais e a impermeabilização das raízes das plantas, além de atingir o lençol freático;

    - Aquecimento Global - A decomposição deste produto emite gás metano na atmosfera, causa mau cheiro, é um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

    ResponderExcluir
  4. Para minimizar os efeitos do descarte incorreto do óleo, praticando a educação socioambiental com inclusão social e geração de emprego e renda, a ONG Salve Oceanos investe cada vez mais em ações e programas de incentivo à reciclagem do óleo de cozinha usado. Contamos com a sua colaboração, seja um cidadão consciente e responsável, armazene seu óleo de cozinha usado frio em recipientes com tampas seguras que nós buscaremos o produto.

    Ajude-nos a organizar um ecoponto de coleta de óleo usado de cozinha no seu bairro, escola, igreja, comércio ou na sua casa. Realizamos palestras de conscientização e prática de coleta e armazenamento. Para grandes consumidores ou receptores, disponibilizamos recipientes com tampa de segurança para o armazenamento.

    A ONG Salve Oceanos é portadora da Certificação CETESB de destinação correta do óleo vegetal usado, licença necessária para este serviço. Aceitamos a Doação do óleo de cozinha usado ou trocamos por produtos de limpeza biodegradáveis. Toda coleta do óleo de cozinha usado é revertido em renda para moradores em risco social e contribui para a sustentabilidade da ONG Salve Oceanos. Entre em contato conosco pelo telefone e faça seu cadastro. (013) 3427-1746 Fixo, 8157-4656 Tim, 9718-1872 Vivo.

    O óleo de cozinha usado sempre foi reciclável, a destinação correta é para produção de Biodiesel. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em dezembro de 2012, o óleo de cozinha usado foi responsável por apenas 0,99% da produção de Biodiesel no país. Ainda é muito pouco e as campanhas de conscientização e reciclagem do óleo usado podem ser justamente a porta que vai permitir uma maior representatividade desta matéria prima.

    Os Biocombustíveis são produtos usados para geração de energia e que são usados a partir de biomassa. O Biodiesel é obtido por meio de óleos de vegetais, tais como: mamona, soja, milho, amendoim, algodão, babaçu, palma, além das gorduras do óleo de fritura e do sebo bovino. O biodiesel não é um combustível totalmente limpo, porém, em relação ao óleo combustível ele polui bem menos. A matéria prima do Biodiesel é vegetal, então não há produção de carbono, já o Diesel comum tem como matéria prima o petróleo que é um recurso de origem fóssil, não é renovável e há uma produção muito grande de carbono e de outros materiais particulados. Além disso, o Biodiesel é um recurso renovável; É biodegradável; e Suas fontes não contêm compostos sulfurados, portanto não liberam enxofre que gera chuva ácida.

    ResponderExcluir

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.