Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 16 de julho de 2013

Aécio Sarri Traz as suas Meninas para Santos

A primeira exposição do artista no litoral paulista  será realizada na Pinacoteca Benedicto Calixto.

 Conceições, Madalenas e Genis. As figuras alongadas, poéticas e femininas de Aécio Sarti estarão na Pinacoteca Benedicto Calixto  de 24 de julho a 18 de agosto, podendo ser vistas  de terça a domingo, das 09h00 às 18h00, com entrada franca.

A exposição apresenta o olhar do artista sobre o universo feminino. Mulheres fortes, delicadas, santas e pecadoras, todas com os seus mistérios e individualidades retratadas com suavidade, no traço marcante e alongado que caracteriza o trabalho de Aécio Sarti.

O artista garante que vai agradar o público na sua primeira individual na região. “Nos últimos dias, estivemos separando as peças que compõem a coleção e, confesso, que chorei várias vezes, emocionado com as imagens”.

A exposição preparada para Santos conta com quadros inéditos em grandes dimensões. Ao todo são 17 obras de 1,70 X 1,70 (7), de 1,50 X 1,50 (3), 2,00 X 1,40 (5) e uma obra de 1,80 X 1,40 e todas estarão a venda durante a temporada.

“Com mais esta exposição, honramos o nosso compromisso de trazer para o público santista o que há de mais apurado e reconhecido na produção artística nacional e contemporânea.  Hoje, a Pinacoteca de Santos mantém uma programação que está a altura dos grandes museus e galerias brasileiros”, orgulha-se  o presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Mário Flavio Paes e Alcântara.   

Trabalhos recentes

A estética é muito particular e as iniciativas também impulsionam a arte de Aécio Sarti por caminhos curiosos e surpreendentes. As exposições são baseadas em histórias repletas de sentimentos e emoções e seguem um roteiro imaginário.

Entre as mais recentes, estão: Roupa de ver Deus, realizada no Banco Central, no Rio de Janeiro, inspirada nos trajes usados para a missa de domingo, pelas mulheres do Auto do Jequitinhonha, em Minas Gerais; em Vestidos Novos, as obras revelam a história de Dona Almerinda, que passou 52 anos fazendo vestidos novos com cortinas velhas, para as meninas mais pobres do seu vilarejo e acabou conhecida como a mulher que costurava poesias; em Happy Hour, a roupa urbana inspirou os quadros que foram apresentados na butique Daslu, em São Paulo.

Exposição em movimento

Depois de inúmeras mostras em museus e galerias, Aécio Sarti decidiu realizar a sua primeira exposição em movimento, intitulada Céu de querubins. Nela, uma lona de 12,00 X 8,00 recobre a carroceria de um caminhão que, atualmente, circula pelo sertão baiano, fazendo a tradicional troca de peças de cerâmica que já estão gastas para a conservação da água de beber.

Os anjos criados por Aécio Sarti abençoam a viagem e protegem a carga que segue pelas estradas do interior da Bahia.
     
Sobre o artista

Aécio Sarti nasceu em Aracajú, Sergipe, em 1959, mas é considerado um pintor de Paraty, cidade que escolheu para instalar o seu ateliê, aberto para o cais e para nativos e turistas que circulam pela pequena cidade histórica do litoral carioca.

Suas obras, realizadas exclusivamente sobre lona de caminhão usada, têm ganhado admiradores em todo o mundo. Elas conservam as marcas e as histórias vividas pelo encerado nas estradas brasileiras, além da alegria e a esperança de figuras femininas, que são a marca de um trabalho que surgiu de lembranças remotas.

Dos 9 aos 13 anos, Aécio Sarti viveu com a mãe e seis irmãos. A família passou por dificuldades e provações que resultaram na visão realista e, ao mesmo tempo, sonhadora que marcam a trajetória do artista.

Aécio Sarti foi autoditada. Aos 16 anos, estudou pintura em São José dos Campos, SP, com o mestre Fabiano. Aos 18, fez a primeira exposição e foi considerado o artista revelação da região. Depois de estudar no Colorado Institute of Art, em Denver, EUA, voltou para o Brasil e decidiu abandonar a arte. Só voltou a procurar a caixa de tintas e pincéis quase 20 anos depois, ao ver o filho pequeno pintando. A alegria da criança reacendeu o interesse de  Aécio Sarti e o levou a realizar Sonho de Liberdade, obra que marcou o seu retorno e a decisão de viver exclusivamente do seu talento.

Além de mostrar a sua arte pelo Brasil, Sarti realizou exposições individuais na Europa e nos Estados Unidos Em Miami, recebeu um prêmio no Integration Art Show - 2004.

Fonte..: Gisela Kodja por email

(evento_programação)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.