Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Plano Protege Répteis e Anfíbios Ameaçados em duas UCs no litoral paulista

Ações são focadas em duas UCs no litoral paulista

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (29) traz portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, oficializando a versão revisada do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Insular Ameaçada de Extinção, também chamado de  PAN Herpetofauna Insular. O plano inicial foi aprovado em 2010.

O PAN Herpetofauna Insular tem o objetivo proteger e recuperar o ambiente e as espécies de répteis e anfíbios ameaçados de extinção, com ênfase nas espécies endêmicas (exclusivas) das ilhas marinhas do Arquipélago dos Alcatrazes e Ilha da Queimada Grande. A ideia é reverter os processos de ameaças.

O texto contempla três espécies de serpentes (Bothrops alcatraz, Bothrops insularis e Dipsas albifrons cavalheiroi) e uma de anfíbio (Scinax alcatraz) ameaçadas de extinção e abrange ilhas marinhas localizadas no litoral do Estado de São Paulo, compreendendo a Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande, a Estação Ecológica Tupinambás e as Ilhas do Arquipélago dos Alcatrazes.

As ações deverão ser realizadas até dezembro de 2015, com supervisão e monitoria anual a cargo do Centro Nacional de Pesquisa de Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), centro especializado do ICMBio.

Segundo a chefe do RAN, Vera Lúcia Ferreira Luz, já está programada uma oficina de monitoria para o período de 17 a 21 de junho, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), centro de formação do ICMBio em Iperó (SP).

Fonte..:: Comunicação ICMBio

(papo de biologia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.