Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 4 de junho de 2013

Conselho da Juventude de Santos inicia Encontros Itinerantes

Atrair a juventude para reflexão e participação na mudança da sociedade em que vivemos. Esta é a meta do Conselho Municipal de Juventude de Santos (CMJ) que realizará na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, às 9h30, seu 1º Encontro Itinerante na Escola Técnica Treinasse, com cerca de 60 alunos do ensino médio.

A proposta é abordar temas de interesse da faixa etária entre 15 e 29 anos por meio de dinâmicas de grupos, divulgar ações que já vem sendo realizadas pelo poder público e, principalmente, promover o diálogo entre o público alvo, gestores e outros jovens que já obtiveram sucesso em suas áreas de atuação. 

Nessa primeira edição, o tema será Emprego, Empreendedorismo e Renda, e os convidados serão o jovem empreendedor Leandro Taveira, sócio-diretor do Santos Hostel e um representante do Centro Público de Emprego da cidade. 

De acordo com o presidente do CMJ, Murilo Netto, a ideia é aproximar o jovem dos processos de construção de políticas públicas, com ênfase nos direitos já estabelecidos em leis específicas, como o Plano Municipal da Juventude de Santos que já está em vigor há pouco mais de dois anos.

"O jovem está conectado através das diversas redes de relacionamento, reais e virtuais. Porém, as informações sobre programas sociais, aulas gratuitas de esportes e cultura e informações sobre emprego, por exemplo, não são tão atrativas ou simplesmente não chegam a eles. O conselho tem o papel de brigar pelos direitos do jovem, mas também precisa se esforçar para divulgar os avanços que temos conquistado", ressalta.

Os encontros serão realizados mensalmente em diversos espaços de concentração juvenil, como centros comunitários, associações de bairros, escolas municipais, estaduais, públicas ou privadas, e até mesmo em praças públicas. "A participação dos jovens no conselho, em sua diversidade, é o que dá legitimidade ao processo de construção das políticas públicas de juventude e à fiscalização do que já está em  exercício”, afirmou Murilo.

Em pesquisa realizada pela OSCIP Agenda Pública com mais de 800 jovens de Santos e Cubatão, foi constatado que 80% dos entrevistados não tinha conhecimento sobre as Conferências de Juventude. Murilo Netto acredita que o dado serve como um desafio e destaca a importância do conselho ir ao encontro do jovem. "Nesses espaços democráticos dos conselhos e conferências todos podem ter voz ativa e é justamente isso que o jovem procura. Construir junto é diferente de apenas ouvir o que está decidido. Por isso acreditamos no sucesso dos encontros".

Lei Municipal
Oficializado por lei no município em 2009, o Conselho Municipal da Juventude é um órgão fiscalizador e deliberador formado por 32 titulares e 32 suplentes. O modelo adotado é de formação tripartite, ou seja, é composto por 11 representantes indicados pelo governo, 11 organizações vinculadas ao segmento de juventude e 10 representantes da sociedade civil. Tem a função de auxiliar, fiscalizar e participar das decisões do poder executivo, além colaborar com a sociedade na aplicação de políticas voltadas ao seu segmento representativo.

Serviço:
Data: 07/06 - sexta-feira
Hora: 09h00
Local: Escola Técnica Treinasse - Avenida Conselheiro Nébias, 337 - Vila Matias

Fonte..:: 
Catharina Apolinário
Assessoria de comunicação
(13) 7826-5955 ID 117*1719
catharinaassessoria@gmail.com

(evento_programação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.