Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sábado, 6 de abril de 2013

Livro de receitas feito por agricultores de Itanhaém será lançado dia 26


No próximo dia 26 de abril, às 17 horas, no Paço Municipal, acontecerá o lançamento do livro de receitas “Feiras Gourmet”, contendo pratos criados pelos agricultores da Cidade que participam da Feira do Agricultor. O evento faz parte das comemorações dos 481 anos do Município.

Receitas como bolo feito com o coquinho da palmeira, vinagrete de palmito, bolo de mandioca, torta de bananas e de palmito com camarão estarão presentes na publicação, que será distribuída gratuitamente à população.

A ideia, inédita na Cidade, foi organizada pela Prefeitura e tem como objetivo mostrar o outro lado de Itanhaém, de que a Cidade não tem só os 26 km de praias, mas também uma agricultura forte, de onde muitos tiram o sustento de suas famílias.

De acordo com a gestora do Banco de Alimentos do Município, Luciana Melo, a ideia inicial é promover a divulgação da Feira da Agricultura Familiar, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal.

“As receitas são únicas. O objetivo é valorizar os agricultores da nossa Cidade; mostrar o que eles plantam e o que fazem com a produção deles. São receitas diferentes”, explica Luciana. Segundo a gestora, o lançamento do livro será feito na Feira do Agricultor, que é onde todos se reúnem semanalmente.

Ao todo, dez agricultores participam do livro. Para Kátia Unten Sasahara, uma das agricultoras, responsável pela receita de bolo do coquinho do palmito pupunha e também do vinagrete de palmito, esta ideia valoriza ainda mais os agricultores.

Quanto ao bolo de coquinho da palmeira, ela explica que a receita surgiu depois de muitas tentativas. “O coquinho é consumido salgado no Norte do País, e aqui tentei inovar fazendo um bolo com ele. É o que eu mais vendo na feira também”.

FEIRA DO AGRICULTOR – O projeto Feira da Agricultura Familiar tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade, direto do campo para a mesa do consumidor.

A feira funciona todos os sábados, das 8h30 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. O espaço vende frutas, verduras e legumes com ênfase na agricultura orgânica. Também estão disponíveis derivados artesanais como bolos, pães, sucos, além de pescados.


(gastronomia)


Para Roteiros de Turismo em Itanhaém e Região




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..