Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cubatão entra no roteiro do Turismo Comunitário

Grupo faz tour pelos bairros Cota para conhecer projetos sociais neste sábado (20)

Quem desce a Serra do Mar pela Via Anchieta percebe um colorido todo especial nas casas, muros e praças da Cota 200. E foi essa intervenção urbana realizada pelos alunos do Ateliê Arte nas Cotas, um projeto social, que chamou a atenção de Renato Marchesini, guia de turismo. Ele incluiu o bairro no chamado Roteiro Comunitário, um eixo do Turismo que tem por objetivo revelar aos visitantes, as ações sociais realizadas em comunidades urbanas.

Em Cubatão, o roteiro experimental está marcado para o próximo sábado (20), a partir das 8h30. Pelo menos 30 visitantes conhecerão o Ateliê Arte nas Cotas e as intervenções urbanas no bairro. Depois, seguirão para a Fabril, Cruzeiro Quinhentista, Largo do Sapo e Novo Anilinas, conhecendo a história e curiosidades de Cubatão.

Esta é a primeira vez o Roteiro Comunitário acontece no município. “Acreditamos que o Turismo com base comunitária é uma proposta que beneficia as famílias locais, tanto economicamente quanto na autoestima, e transforma a vida de quem vive essa experiência”, garante Renato Marchesini, que atualmente atua como gestor de projetos da Caiçara Expedições, uma operadora de turismo da região.

Roteiro
Logo na primeira parada, no Ateliê Arte nas Cotas, os visitantes participarão de uma rápida oficina, aprendendo a técnica de estêncil, utilizada pelos alunos para colorir as moradias. Por meio de uma moldura feita com papelão ou plástico, os alunos criam desenhos nas paredes, muros e praças das Cotas, por meio da combinação de cores e padrões.

“Será uma alegria mostrar o trabalho social feito no Ateliê e nos outros projetos sociais do bairro, como o Nesdel e o ComCom. Incluir os bairros cota em um tour por Cubatão é algo incrível e diferente. Estamos felizes com essa novidade”, afirma Fernanda Saguas Tresas, coordenadora do Ateliê Arte nas Cotas.


Em Cubatão, o roteiro experimental está marcado para o próximo sábado (20) 
(Foto: Divulgação)
Projetos Sociais da Serra do Mar
O Ateliê Arte nas Cotas é um dos projetos sociais desenvolvidos junto aos moradores dos bairros Cota e redondezas. A ideia do programa é despertar o potencial da comunidade, tornando-se orgânico na medida em que a intervenção urbanística acontece. Tudo teve início em 2010, com as aulas de formação em uma charmosa casa, toda cheia de cor, bem na entrada do bairro Fabril (Rua do Alojamento, 160). O Arte nas Cotas fomenta a arte-educação por meio das técnicas de mosaico, desenho, pintura, estêncil e intervenções de arte urbana nos espaços públicos projetados nos bairros em obras de urbanização. Até agora, pelo menos 50 moradias, praças e muros foram modificados por meio desta novidade.

O objetivo desse projeto é elevar autoestima dos moradores e promover a construção de nova identidade comunitária. No Ateliê são desenvolvidas, diariamente, oficinas abertas e formações no Curso de Intervenção Artística Urbana. Todas as técnicas aprendidas são aplicadas nas pinturas de fachadas das casas do bairro, vielas e praças, pelos próprios moradores tanto dos bairros Cota quanto de outros locais próximos (Fabril, Pinheiro do Miranda, Água fria). Atualmente, o Projeto tem uma identidade visual própria e, além das intervenções nos espaços públicos, é produtor de uma linha de produtos em papelaria e confecção.

Somente em 2012, mais de três mil moradores da localidade já passaram pelo Ateliê. Cerca de 60 pessoas se formaram no curso de “Intervenção em Arte Urbana”. Por fim, vale destacar que implantação desses projetos contribui para a sustentabilidade urbanística, socioeconômica, ambiental e cultural das intervenções promovidas pela CDHU. O trabalho está ancorado nos princípios de construção do pacto social preliminar como subsídio e apoio à intervenção física urbanística e organização comunitária com desenvolvimento local.

Além do Ateliê, outros dois programas socioculturais acontecem nos bairros: o Projeto ComCom (Comunicação Comunitária), que promove a formação básica em diferentes técnicas de comunicação comunitária com a produção de diferentes mídias (jornal, rádio, TV e mídias sociais) e o Nesdel, Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local, que funciona como uma cozinha comunitária onde as moradoras produzem alimentação (quentinhas) e serviço de buffet para a comunidade local, gerando renda e oportunidades.


(turismo, recicle suas idéias)

Para Turismo com Base Comunitária entre em contato:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..