Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sábado, 27 de abril de 2013

Cubatão entra na Rota do Turismo Comunitário com a Renato Marchesini

Grupo visitou as intervenções urbanas realizadas pelo Ateliê Arte nas Cotas e deu início ao Turismo Comunitário na cidade

Um grupo de 34 turistas visitou o bairro da Cota 200 neste fim de semana e se encantou com o projeto de intervenção artístico-urbana realizado pelos alunos do Ateliê Arte nas Cotas. A visita monitorada deu o pontapé inicial para que o chamado Turismo Comunitário ou de Base Comunitária seja intensificado na cidade. Foi neste sábado (20).

Formado por moradores de várias cidades da região, o grupo de turistas chegou cedo ao Ateliê Arte nas Cotas, uma charmosa e colorida casa na entrada da Fabril. Ali, foram recepcionados pelos alunos do Ateliê, todos moradores da comunidade, que explicaram mais sobre o projeto.

Os visitantes conheceram um pouco sobre as técnicas aplicadas pelos pelo pessoal do Ateliê nas intervenções urbanas, como o estêncil, que consiste na aplicação de tinta com rolo para preencher a moldura vazada, feita em plástico ou papelão, e o mosaico, construção de figuras com pedaços de pastilhas e azulejos. Depois, seguiram em caminhadas até a Cota 200.

No caminho, na passarela sobre a Via Anchieta, o comentário sobre o colorido das casas já era grande. O amarelo, roxo, vermelho, verde, desenhos vibrantes em mandalas e de formas geométricas chamava a atenção. Até agora, 50 residências e comércios, além de muros, receberam as pinturas diferentes e a previsão é de que, até o fim do processo de urbanização, outras 150 casas sejam contempladas com a visita do pessoal do Ateliê, além das áreas de lazer como as praças.

O Ateliê é apenas um dos projetos sociais implantados no bairro por conta do processo de urbanização realizado pela CDHU, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Pelo menos 3317 famílias já foram removidas por estarem com as casas instaladas em áreas de risco. Outras 750 permanecerão no bairro, contando com toda infraestrutura e áreas de lazer. “Contamos hoje com 20 moradores das Cotas no Ateliê, desenvolvendo as técnicas de intervenção urbana, modificando a paisagem local e suas vidas”, afirma a artista plástica Fernanda Saguas, coordenadora do Arte nas Cotas.

A visita monitorada deu o pontapé inicial para que o chamado Turismo Comunitário (Foto: Divulgação)

A visita desse grupo de turistas dá o pontapé inicial para a implantação do Turismo Comunitário em Cubatão. Esse eixo do turismo que vem crescendo nas grandes cidade e nos municípios industriais, consiste na divulgação de comunidades urbanas e projetos sociais. “Muitas vezes, subirmos e descemos a Serra do Mar pela Via Anchieta ou pela Imigrantes e nunca temos a oportunidade de saber como é a comunidade das Cotas por dentro. Esse tipo de visita nos ajuda a conhecer outra realidade e ver, bem de perto, como um grupo pode se envolver com projetos sociais e se autogerenciar. É uma oportunidade ímpar para todos nós”, afirma Renato Marchesini, turismólogo e gerente de projetos, que agendou esta visita-piloto às Cotas. Renato já prepara a próxima turma que irá conhecer o Ateliê e realizar a caminhada por entre as casas coloridas. Trata-se de um grupo de estudantes de Gestão Ambiental, de uma universidade do ABC.

Após subirem as ruas íngremes da Cota 200, a parada foi no chamado “mirante”, uma pequena praça construída para a comunidade, bem no alto do bairro. O grupo conferiu a bela vista do local, onde é possível contemplar o encontro das novas pistas da Rodovia dos Imigrantes, a serra e a Via Anchieta acima, e ao longe, as cidades de Cubatão, Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

Na descida, muitos comentários e a felicidade de conhecer uma nova paisagem e uma nova realidade, de conhecer o talento da comunidade impresso nas paredes das casas e das praças. Na sequência, os turistas seguiram para a Fabril, Cruzeiro Quinhentista, Largo do Sapo e Novo Anilinas, conhecendo a história e curiosidades de Cubatão.



(turismo, recicle suas ideias, promoção_caiçara)


Roteiros de Turismo Comunitário é com a R9 Turismo
www.r9turismo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.