Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 1 de março de 2013

Tour Itanhaém: Turismo Religioso em Itanhaém SP


Itanhaém é conhecido por seus belos pontos turísticos como a Cama do Anchieta, monumento Mulheres de Areia e também por suas belas praias, mas a Cidade conta com um turismo religioso que faz com que muitos fiéis venham conhecê-la. Alguns destes pontos turísticos são seculares e remontam ao período do Brasil colonial.

No Centro Histórico, munícipes e turistas podem conhecer dois pontos históricos, o Convento Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Matriz de Sant’Anna. No bairro do Suarão, fiéis podem conferir as belezas da Igreja Nossa Senhora do Sion e, na Praia do Sonho, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é também muito visitada, Além disso, há muitas igrejas e paróquias abertas para visitação.

CONVENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Construção em estilo colonial do século XVI é um dos mais significativos conjuntos arquitetônico da Cidade. Localizado no alto do morro Itaguaçu, simboliza um registro vivo de um período da história do País. Um dos bens mais representativos da memória da América. O Convento possui objetos de arte sacra, como os Santos de Pau-ôco, azulejo português entre outros.

O monumento histórico, a partir de 1952, foi objeto de restauração, executada pelo então órgão de preservação federal, porém foi optado por conservar parte dos edifícios conventuais arruinados. No momento, o convento encontra-se fechado para visitação e em projeto de nova restauração.

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANNA - No início do povoamento em Conceição de Itanhaém, no ano de 1532, seus habitantes edificaram no alto do morro de Itaguassu, onde está hoje o Convento, uma pequena ermida de "barro", dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Nela assistiram os padres jesuítas, tendo se destacado a atuação de Leonardo Nunes na doutrinação e apaziguamento dos nativos e colonos, bem como José de Anchieta e o Padre Manoel da Nóbrega.

Serviu esta ermida de Matriz até 1639, momento em que se deu início à edificação de nova matriz, também de barro, dedicada então a Sant'Ana. Foi a nova Matriz, porém, edificada abaixo do outeiro onde estendera-se o povoado (indicação de que o período de insegurança sucedera o de assentamento da povoação).

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES – Localizada entre as praias do Sonho e Cibratel, atrás do costão rochoso do Morro do Paranambuco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes onde fica a imagem da Santa foi construída na década de 60 com um material parecido com fibra de vidro.
No local há também a imagem da freira Bernadete de Soubirous que, em 11 de fevereiro de 1858, mais ou menos na época de sua primeira comunhão, recebeu sua primeira visão da Virgem.
Desde que foi inaugurada, no dia 11 de cada mês é realizada uma missa campal e em 11 de fevereiro, quando comemorado o aniversário de Nossa Senhora de Lourdes é realizada uma grande missa em sua homenagem.

IGREJA NOSSA SENHORA DO SION - A Igreja foi construída em estilo romano, é uma das únicas de todo o litoral paulista nesse estilo, com um belo interior da Nave Central cujo teto é decorado com a imagem de Nossa Senhora e o altar ornado com uma bela imagem antiga. Ela compõe um quadro harmonioso com a praça do centro do Suarão que foi recentemente remodelado.

A igreja foi construída por Joaquim Branco, um empreendedor e visionário, que após visitar a cidade em 1917, se entusiasmou. Junto com o Prefeito da época, Antônio Mendes da Silva Jr., realizaram um projeto urbanístico, uniformizando o traçado da cidade, logo após a construção da igreja.

Fonte..:: Prefeitura Itanhaém


Para Tours em Itanhaém:


(turismo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.