Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Santuário do Valongo atrai pela grandiosidade: história do teto ao piso


O ano mal começou e restam poucas datas disponíveis para casamento no Santuário de Santo Antônio do Valongo, em Santos. A agenda de 2014 já está aberta na Igreja, que realiza, todos os anos, mais de 150 cerimônias. A grande procura dos casais é explicada pela beleza de cada traço da construção em estilo barroco, com o interior recheado de obras de arte.

Do teto ao altar, envolto de azulejos da década de 30, não há canto que não chame a atenção no Santuário – uma das mais antigas obras dos frades franciscanos em funcionamento até hoje. A igreja, além do padroeiro, apresenta, no altar-mor, um dos únicos tronos rotativos do País: de um lado a Santíssima Trindade e do outro, o ostensório para Adoração Perpétua.

As imagens sagradas, espalhadas pelo local, têm surpreendentes detalhes artísticos, com o tom dourado se destacando. Uma placa comemora a visita do Monsenhor José Ferreti (1823), que se tornaria o Papa Pio XII. Já na fachada, um portal tem a data de 1640, ano em que foi iniciada a obra no local.

Em 1859, o imóvel foi vendido para a construção da estação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Uma parte do convento foi demolida, mas não houve força capaz de retirar a imagem de Santo Antônio do altar, fato que foi considerado milagre e impediu o desaparecimento da igreja, elevada a santuário em 1987. 

Por sua localização e tamanho, o Santuário escreveu parte da história da Igreja Católica e da Cidade. Foi sob seu teto que o primeiro bispo de Santos, dom Bernardo Rodrigues Nogueira, organizou os primeiros passos da Diocese de São Paulo, que abrangia toda a região Sul do Brasil. 

O santuário do Valongo fica no Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº, e funciona de terça-feira a sábado, das 8 às 20 horas, e domingo, das 8 às 19 horas. Informações pelo telefone 3219-1481.

Além de ser visitada por muitos turistas, tradicional igreja tem agenda disputada para casamentos
Foto de..:: Bruno Miani

..:: Restaurante
O turista que visitar o Santuário de Santo Antônio do Valongo pode aproveitar para almoçar no restaurante-escola Estação Bistrô, que fica bem ao lado. O local funciona desde junho do ano passado e já serviu mais de 10.500 refeições. Funciona de terça a sábado, além de feriados, das 12 às 15 horas.

Todos os dias são três opções de pratos individuais diferentes, a R$ 21,00. Também há um cardápio fixo, modificado recentemente, com massas, carnes, peixes e saladas. Destaque para o salmão ao molho de maracujá, a Meca Santista e a picanha brasileira. Os pratos fixos custam R$ 30,00.

Segundo o coordenador do restaurante, Arnaldo Lafuente Júnior, durante a semana o movimento maior é de trabalhadores do Centro, situação que se inverte aos sábados e feriados, com 90% de turistas.

O restaurante-escola é um projeto social de iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Santos. Faz a capacitação de jovens em convênio com a Sociedade Visconde de São Leopoldo e a UniSantos. Já está na terceira turma de aprendizes que trabalham no local. Informações: 3201-8000.

..:: Estação
Tanto o restaurante quanto o Santuário ficam em um dos pontos históricos mais conhecidos de Santos: A Estação do Valongo. Inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, pela São Paulo Railway, foi a primeira ferrovia paulista e uma das primeiras do Brasil. Desativada em 1996, com a extinção do transporte de passageiros, a Estação do Valongo permaneceu fechada e sem uso por vários anos. O prédio foi recuperado em 2003 pela Prefeitura e reinaugurado no ano seguinte, quando passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Fonte..:: A Tribuna

(turismo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..