Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Papo de Biologia: CAPIVARA (Hydrochoerus hydrochaeris)


Características - o nome capivara deriva da palavra tupi kapi-wara. É o maior roedor do mundo, medindo até 1,30 m de comprimento e 0,50 a 0,60 m de altura. Pode pesar até 100 kg, mas o seu peso médio é de 50 Kg para as fêmeas e 60 Kg para os machos. Seu pêlo é castanho-escuro, suas patas são providas de membrana natatória. Vivem normalmente em grupos familiares de dois a trinta indivíduos, existindo sempre um casal dominante. 

Habitat - Vivem às margens dos rios, lagos, praias fluviais e regiões pantanosas. 

Ocorrência - são encontradas nas zonas inundáveis das savanas da Colômbia e Venezuela e no pantanal Mato-grossense, no Brasil e no Paraguai. 

Hábitos - possuem hábitos diurnos, mas com a presença do homem, podem adquirir hábitos noturnos. Necessitam de água (para beber, nadar, mergulhar, comer e proteger-se), de terra seca para descansar e vegetação para pastar. Escava suas tocas no chão, mas, ao contrário de muitos outros roedores, não é exatamente um construtor. Quase sempre aproveita as depressões naturais do solo, ou refugia-se em tocas abandonadas por outros animais. Excelente nadadora, consegue percorrer grandes trechos debaixo d'água, ao cruzar rios e lagos. Nada em linha reta mantendo fora da água apenas as orelhas, os olhos e as narinas. Flutua com facilidade devido a uma camada de gordura subcutânea. Tem seus dedos ligados por uma membrana natatória, que são mais desenvolvidas nas patas posteriores que possuem apenas 3 dedos. As anteriores possuem 4 dedos. 

Alimentação - é um animal herbívoro. Alimenta-se de plantas aquáticas, folhas, sementes e, às vezes, de cascas de árvores novas. Comem de 3 a 4 Kg vegetação fresca por dia. Em sua dentição os incisivos crescem continuamente, alguns milímetros por semana, para compensar o desgaste. 

Reprodução - a maturidade sexual é atingida aos dois anos de vida. Não existem diferenças sexuais marcantes. Como caráter secundário de dimorfismo sexual ocorre um intumescimento glandular na parte superior do focinho dos machos adultos (que tem forma oval, de cor preta, brilhante, desprovido de pêlos, constituído de glândulas sebáceas que, quando comprimidas, expelem uma substância pastosa). No período de acasalamento, esta glândula torna-se mais proeminente e sua secreção funciona como atrativo para a fêmea. O período de gestação varia de 120 a 140 dias. Uma fêmea adulta pode ter mais de uma cria por ano, e de dois a seis filhotes em cada ninhada.

Predadores Naturais - onças, jacarés e piranhas. 

Ameaças e utilização - a caça indiscriminada é o principal fator de depredação deste animal. A criação de capivaras em cativeiro está crescendo muito no Brasil, a sua carne tem alta fonte de proteínas e sua capacidade reprodutora é maior que a bovina. A sua pele é bem cotada no mercado internacional, pois é bem "elástica", resistente e suave, sendo ótima para a fabricação de luvas, bolsas, mocassins etc.

Fonte..:: VivaTerrra

(papo de biologia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.