Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Papo de Biologia: CACHORRO DO MATO VINAGRE (Speothos venaticus)


Características - a cabeça, a parte superior do pescoço e os ombros marrom claro ou amarelo ruivo, escurecendo gradualmente para o negro ou marrom escuro no quarto traseiro e barriga. Pelo longo e macio, focinho curto, orelhas curtas e redondas, olhos castanhos. Distingue-se das outras espécies de canídeos pôr apresentar as orelhas redondas e extremamente curtas, assim como a cauda e as patas de coloração negra. Corpo longo com até 75 cm e cauda com 15 cm de comprimento. Altura de 30 cm. Chega a pesar 7 Kg. Possui uma adaptação  para  viver em regiões alagadas: seus dedos são ligados por uma membrana, o que o torna um hábil nadador e mergulhador. Não possui alguns molares comuns em canídeos em geral. Vive aproximadamente 10 anos. Tem o olfato bastante apurado, parece que quando estão farejando alguma coisa ficam muito satisfeitos. A visão e a audição, também são bastante desenvolvidas e desempenham um papel importante, mas seu sentido primordial é olfato. No interior do seu focinho há uma área sensorial muito maior que a nossa, com cerca de 50 vezes mais células olfativas. 

Habitat - florestas e savanas, próximo de água. 

Ocorrência - distribuía-se originalmente por quase toda a América do Sul, desde a fronteira da Colômbia com o Panamá até Santa Catarina. Atualmente, no Brasil, pode ser encontrado em florestas de mata atlântica, como no Parque Estadual Intervales-SP, em campos úmidos no cerrado, como no Parque Nacional das Emas-GO e no Pantanal. 

Hábitos - diurno, terrestre, normalmente em pequenos grupos, às vezes pode ser encontrado sozinho. É o mais social dos pequenos canídeos brasileiros. Escondem-se em tocas e são bons nadadores quando em cativeiro. É espécie rara sendo difícil de ser avistada, porém já foi observado em matilhas de 10 a 12 animais. Abriga-se em tocas em troncos de árvores e em buracos abertos por tatus de grande porte. 

Alimentação - carnívoro, alimentando-se de crustáceos e roedores como as cutias, pacas e capivaras, além de pequenos cervídeos. Em grupo, costumam caçar animais maiores como capivaras e emas jovens. A paca é a sua principal presa e está em processo de extinção, obrigando o cachorro-do-mato-vinagre a mudar seus hábitos alimentares. 

Reprodução - após um ano de idade atinge a maturidade sexual. As fêmeas têm uma gestação de 67 dias, nascendo em média três filhotes, sendo que as ninhadas podem variar de um a seis. são amamentados durante 8 semanas. Os machos costumam trazer alimento para as fêmeas durante o período de amamentação. 

Ameaças - animal em extinção por causa das das queimadas, do desmatamento e da ocupação humana de seus habitats. 

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.