Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A peregrinação de estrangeiros atrás de cura mediunica no Brasil é tema de palestra no SESC Santos


Antropóloga Cristina Rocha, de universidade da Austrália, fala sobre o fenômeno na quinta-feira, dia 31, no SESC Santos 

Nesta quinta-feira, dia 31, no SESC Santos, a antropóloga Cristina Rocha fala sobre o fenômeno da peregrinação de estrangeiros ao Brasil em busca de curas mediunicas na cidade Abadiânia, em Goiás. A palestra, com o tema “Globalização, religião e migração: o caso da Abadiânia”, ocorre dentro do projeto Território da palavra, a partir das 20h, na Sala 1. A entrada é gratuita. 

Dentro da proposta do Território da Palavra como espaço para a discussão sobre arte, cultura e comportamento, Cristina Rocha, antropóloga e professora na University of Western Sydney, Austrália, apresenta uma discussão sobre o porquê das pessoas estarem se voltando para a medicina alternativa à procura de cura, no caso especifico a cura mediunica de João de Deus, na cidade de Abadiânia, em Goiás.

Ela fala também sobre o impacto da peregrinação de estrangeiros à Abadiânia e como a cidadezinha está se transformando em virtude das manifestações de João de Deus. Em artigo publicado na Revista de Antropologia da Universidade de São Paulo (vol. 52, nº 2), a pesquisadora relata como, na última década, João de Deus se tornou John of God e como seu nome e fama se tornaram conhecidos internacionalmente. “João vem fazendo eventos de cura em muitos países, sua história foi contada na TV norte-americana (60 Minutes, Discovery Channel, ABC), na TV britânica (BBC Wales) e na australiana (60 Minutes Australia, Channel 9, SBS) entre outras. Muitos destes programas foram colocados por fiéis no site YouTube da Internet, onde também se encontram diversos filmes amadores sobre o médium e suas cirurgias feitos por pessoas que visitaram o centro”. O artigo também mostra que há sites que organizam excursões à Abadiânia, além de indicações de livros e DVDs sobre o curador. 

Fonte..:: por email Cisdasletras

(evento_programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.