Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Teste para detectar língua presa em recém-nascidos: Teste da linguinha


Assim que nasce, toda criança é submetida a uma bateria de exames pra ver se está tudo bem com a saúde: teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha… Pode ser que, em breve, crianças de todo o país sejam submetidas a mais um: o teste da linguinha.

Idealizado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, na cidade de Brotas (SP), o objetivo deste teste é avaliar se o freio lingual do bebê está trazendo algum transtorno na amamentação, na deglutição e se, futuramente, o mesmo pode trazer problemas no desenvolvimento da fala. Um diagnóstico precoce da famosa língua presa. Na própria cidade de Brotas, o teste já vem sendo oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde setembro deste ano e a proposta da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) é que o mesmo seja oferecido – também de forma gratuita –  em todo o território nacional.

Como é feito o teste?
Através de uma inspeção visual da cavidade oral, o profissional verifica a inserção do freio, bem como a mobilidade da língua. Para isso, faz-se uma avaliação da capacidade de sucção do bebê para avaliar se a mesma se dá de maneira adequada ou não. De acordo com a fonoaudióloga Roberta Martinelli, é importante que o teste seja feito ainda no primeiro mês de vida uma vez  que o freio pode limitar os movimentos da língua e, consequentemente, comprometer a amamentação.

A ideia de se implementar o teste da linguinha é criar parâmetros padronizados para o diagnóstico precoce da língua presa para que, assim, a indicação ou não de uma intervenção cirúrgica seja feita de uma forma mais segura, eficaz e em consonância com todas as áreas envolvidas (Fonoaudiologia, Pediatria e Odontopediatria).

Fonte..:: Blog do Tio Dentista, por email

(planeta criança)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.