Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Notícias de Biologia


Curso Técnicas e Procedimentos Básicos em Laboratório Biológico
Data: 30 de março a 29 de junho de 2013
Inscrições: 15 de dezembro de 2012 a 23 de fevereiro de 2013
Realização: Instituto de Biologia/ UNICAMP
Local: Campinas (SP)
Maiores informações..::  Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). Tel: (19)3521-46-46 ou 3521-46-47
www.extecamp.unicamp.br ou http://www.ib.unicamp.br

Curso de Capacitação: Ecologia e Biologia em Campo – Chapada dos Guimarães - MT
Data: 14 a 17 de fevereiro de 2013
Realização: Instituto de Pesquisas dos Ecossistemas – Mato Grosso
Local: Cerrado (MT)
Maiores informações..:: www.ipecomt.com.br/novo/cursos

Curso de Capacitação: Ecologia e Biologia em Campo
Data: 17 a 21 de janeiro de 2013
Realização: Instituto de Pesquisas dos Ecossistemas – Mato Grosso
Local: Pantanal (MT)
Maiores informações..:: www.ipecomt.com.br/novo/cursos

Educação será prioridade para o BIOTA-FAPESP em 2013
Ampliar a comunicação com públicos além do meio científico, especialmente professores e estudantes do ensino médio e fundamental, é uma das prioridades do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) em sua segunda década de existência.

As ações que serão colocadas em prática a partir de 2013 para alcançar essa meta foram anunciadas em um encontro que reuniu os integrantes do programa realizado no dia 28 de novembro na sede da FAPESP.

Entre as iniciativas destaca-se um ciclo de conferências gratuitas voltadas a professores e estudantes do ensino médio que será realizado ao longo de todo o ano com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de ciência.

“Desde que foi renovado o apoio da FAPESP ao programa, em 2009, a questão da educação se tornou prioridade em nosso plano estratégico”, afirmou Carlos Alfredo Joly, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do BIOTA.

A programação prevê nove conferências que, além de apresentar conceitos e valores relativos à área de biodiversidade, abordarão de forma aprofundada cada um dos biomas brasileiros.

“Vamos apresentar o estado da arte sobre biodiversidade em linguagem acessível a um público heterogêneo”, disse Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e membro da coordenação do programa.

As palestras serão gravadas e o conteúdo ficará disponível no portal do BIOTA e no portal da FAPESP, assim como outros textos e recursos didáticos que possam ser usados em aulas, pesquisas e trabalhos de grupo.

Ainda com o intuito de transferir conhecimento a um público cada vez mais amplo, Joly contou que a coordenação do programa planeja organizar exposições e ampliar a participação em redes sociais como Twitter e Facebook.

“Acreditamos que podemos contribuir para criar uma nova mentalidade sobre a importância da ciência para os jovens. Como cientistas, temos também a missão de motivar crianças e adolescentes a ver o conhecimento científico não como uma obrigação curricular, mas como instrumento fascinante de descoberta do mundo em que vivem”, disse Bolzani.

Chamada de propostas Educação da Universidade de São Paulo (USP) Martha Marandino e por Érica Speglich, professora substituta da Unesp Rio Claro e integrante do Curso de Ensino de Ciências da Rede de Formação Docente da USP – uma proposta de edital para a chamada de pesquisas sobre educação e biodiversidade que deverá ser anunciada no início de 2013.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos em educação e comunicação que dialoguem com a base de dados do BIOTA.

Lista de primatas ameaçados tem duas espécies do Brasil
Um relatório divulgado ontem traz uma lista com as 25 espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no mundo e que precisam de uma ação global de proteção.

A sétima edição do documento, que é divulgado a cada dois anos, foi feito por cinco entidades, incluindo a International Union for Conservation of Nature e a Bristol Conservation and Science Foundation.
Seis das 25 espécies são de Madagáscar, cinco são de outros países da África, nove da Ásia e outros cinco da América do Sul, incluindo as duas do Brasil.

O país aparece na lista com o bugio-marrom (Alouatta guariba guariba), primata da mata atlântica com cerca de 75 cm de comprimento, pelos na face semelhantes a uma barba e uma longa cauda.

Outro representante brasileiro é o macaco-caiarara (Cebus kaapori), de coloração marrom acinzentada.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, há três unidades de conservação do macaco no Pará e no Maranhão.

Entre as espécies em situação mais grave está o lêmur-desportista-do-norte --são apenas 19 exemplares em Madagáscar. Mais da metade dos 633 tipos de primatas do mundo podem se tornar extintos como resultado da ação humana, que inclui queimadas, caça e comércio ilegal.

Fonte..:: Newsletter CRBio1 04-12-2012, por email

(papo de biologia, evento_programação)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.