Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Obras de Mário Gruber são apresentadas no Sesc Santos

O artista santista Mário Gruber (1927 - 2011) é uma das maiores personalidades da arte brasileira e um dos mais controversos herdeiros da pintura de Portinari e Di Cavalcanti. No sábado, dia 17, das 11h às 18h, na Sala 1, o pesquisador Saulo di Tarso realiza o encontro “Mário Gruber: artista e ativista”, uma imersão na produção e na vida do artista que tem obras em exposição na Convivência do SESC Santos por meio do Acervo SESC de Arte Brasileira, que promove exposições e atividades a partir das coleções de Arte Popular, Moderna e Contemporânea que fazem parte do acervo do SESC SP. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento.

O encontro apresenta o artista a partir de três aspectos, como ativista, a partir de sua relação com história e como criador. Gruber dedicou-se intensamente à pintura e à gravura. Nos anos 1940, ele começa sua pesquisa com gravura e trabalha com Portinari. Na década de 1950, funda o Clube de Gravura na cidade de Santos, desenvolvendo trabalhos associados ao realismo social e ao humanismo. Suas pinturas são frequentemente relacionadas esteticamente ao movimento expressionista e ao universo fantástico. O artista, que jamais deixou de ser atento à vida social e à política do país e do mundo, estabeleceu discussões permanentes sobre o fazer artístico e o mercado da arte. Entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, quatro pinturas de Gruber, presentes no Acervo SESC de Arte Brasileira e intituladas “Máscara de Ipojuca II, III, IV e V”, estão em exposição no SESC Santos.

..:: Saulo Di Tarso
Artista, curador e crítico de arte. Trabalhou e estudou com Renato Cohen, Evandro Jardim, H. J. Koellreutter, Daniela Bousso, Haroldo de Campos, José Roberto Aguilar e Emanoel Araujo. Em 2002 conhece Mario Gruber, com quem trava uma relação de  amizade a partir do interesse comum pela gravura. Essa convivência origina vários anos de imersão na obra e na biografia do artista, que resultam nas mostras "Sobrevivente", realizada na Galeria da UNICAMP, e "Mário Gruber e a Metafísica dos Planos", realizada no Memorial da América Latina, em 2006. Di Tarso também dirigiu o documentário "Em volta do Cavalete", curta-metragem que retrata Mario Gruber em seu último grande ateliê.

(evento_programação)

Fonte..:: por email Cais da Letra Comunuicação






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.