Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

É discutida a ampliação da USP em Santos

O deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa se reuniu nesta semana com o reitor da USP, João Grandino Rodas, e o secretário estadual em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli.  Desde outubro, após a confirmação da vitória em 1º turno das eleições municipais, o prefeito eleito de Santos já realizou uma série de encontros com representantes dos governos estadual e federal para discutir projetos para a cidade.

No encontro com Grandino e Quadrellli, realizado em São Paulo, Barbosa conversou sobre as ações que devem ser desenvolvidas com o apoio da Prefeitura para ampliar a presença da USP na Cidade. Para 2013, o campus local já vai contar com 50 vagas para o curso de Engenharia de Petróleo. O vestibular será realizado pela Fuvest neste mês (1ª fase) e em janeiro (2ª fase).

Com o aval Reitoria da USP e do Governo do Estado, o prefeito eleito quer viabilizar novos cursos da universidade em Santos para atender a demanda e a vocação da região. “É mais uma etapa desse processo iniciado em 2011. O mais importante é que existe o interesse comum em garantir o sucesso dessas ações, que já começam a refletir na economia e melhoria da qualidade de vida”, disse Barbosa.   

Verba assegurada - A USP tem reservado R$ 100 milhões para a construção do campus no terreno onde funcionou a antiga garagem de bondes, na Vila Mathias. O projeto é considerado prioridade para Barbosa, que foi um dos interlocutores para trazer o campus para a cidade.

“Foi uma conquista histórica. A presença na região abre inúmeras possibilidades que vão além da oferta de cursos, como a realização de pesquisas por universidade que hoje é uma das melhores do mundo. A Baixada Santista tem muito a ganhar com um campus moderno e diversificado da USP na região”.  

Cesário Bastos - A USP em Santos está instalada na antiga Escola Cesário Bastos, no bairro de Vila Mathias. Projetado por Ramos de Azevedo, o imóvel é tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio. Inicialmente, a USP ocupa o segundo andar do prédio onde acomoda a primeira turma de Engenharia de Petróleo.

Nessa etapa, foram realizadas adaptações das salas para que as aulas pudessem ter início e o currículo acadêmico fosse plenamente atendido. A USP instalou laboratório de informática para atender aos alunos e monitorias, biblioteca equipada para atender ao início do curso, sala de administração e sala comum para os professores.

O engenheiro de petróleo formado pela Politécnica da USP é capacitado para atuar em diversos segmentos da cadeia produtiva do petróleo, desde a pesquisa de novas jazidas até a produção de petróleo e gás natural. Ele é habilitado também para fazer análise econômica e avaliação de reservatórios e para auxiliar em projetos de construção de plataformas e poços de petróleo. O campo de trabalho para esse profissional abrange: empresas de extração, de engenharia, consultoria, institutos de pesquisa e órgãos do governo.

Fonte..:: Assessoria de Imprensa por email 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.