Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto para urbanização da orla de Itanhaém prevê uso de energia autossustentável

Uma orla de 26 quilômetros de extensão com mobiliário moderno e autossustentável, que utiliza um sistema de iluminação pública com energias solar e cinética, sendo essa última originada a partir dos passos dos pedestres na calçada. Longe de ser um sonho futurista e utópico, essa proposta pode vir a ser viabilizada em Itanhaém, por meio de um modelo de gestão compartilhada entre a Prefeitura e a iniciativa privada.

A urbanização da orla está orçada em torno de R$ 45 milhões e é uma antiga reivindicação da população e do público visitante da Cidade. O modelo de gestão sugerido foi o de Parceria Público-Privada (PPP). Essa modalidade foi definida depois de três anos de estudos por parte do Governo Municipal. As empresas EDT Construtora, Kallipolis Arquitetura e MDS Publicidade apresentaram um projeto arquitetônico ao prefeito João Carlos Forssell. E agora toda a população poderá conferir a proposta para a orla itanhaense.

ENERGIA CINÉTICA - O conceito do projeto consiste na construção de espaços de convivência com equipamentos de ginástica, jogos, tótens interativos com informações atualizadas on-line, (como por exemplo, a previsão do tempo, boletim da qualidade das praias, programação de eventos na cidade, dicas turísticas e informações culturais da região), ciclovias, bebedouros independentes para pessoas e animais, iluminação 100% sustentável, quiosques temáticos.

A ideia é aproveitar as facilidades que a tecnologia proporciona, sem agredir o meio ambiente. Por isso é que todos os materiais aplicados e utilizados serão 100% recicláveis. A iluminação será obtida através do armazenamento de energia solar, por meio de placas captadoras ao longo da orla, bem como energia cinética através de placas dispostas no piso utilizando do movimento dos próprios pedestres, convertendo-a em energia elétrica.

Empreendimento irá impulsionar o desenvolvimento da orla
O diretor da EDT Construtora, Eduardo Terovydes Junior, acredita que a obra provocará um impacto positivo que resultará na valorização dos imóveis, atraindo novos investimento e incrementando o número de turistas e moradores que poderão usufruir das belezas naturais de sua orla, dia e noite.

“A realização desta antiga reivindicação irá consolidar o caminho da cidade nos trilhos do progresso. Trata-se de um megaprojeto revolucionário que certamente se tornará piloto para outros administradores públicos, podendo ser repetido nos 7.367 Km da Costa Brasileira”, assinalou Terovydes Júnior.

Pela proposta, a MDS Publicidade providenciará a contratação da empresa que será responsável pela viabilização financeira da obra orçada em R$ 45 milhões, tendo como contrapartida a concessão na exploração da mídia exterior ao longo dos 26 Km da orla além da manutenção permanente do mobiliário urbano, infraestrutura e equipamentos durante 30 anos, tudo em conformidade aos termos determinados pelo Poder Público e expressos em carta de intenção firmada.

A EDT Construtora ficará encarregada da coordenação, gestão, intermediação e fiscalização ao fiel cumprimento dos termos acordados na carta de intenção formalizada entre as partes. Já a Kallipolis Arquitetura ficará responsável pela criação, adequação, harmonização, estudo do impacto ao meio ambiente, normatização, definição do inventário aplicável e projeto final.




(turismo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.