Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Notícias de Biologia

II Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose
Data: 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013
Local: Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, São Paulo, SP.
Informações: www.toxobrasil.com.br

Credenciamento de consultores para atuação junto ao SENAI – MT
Interessados devem acessar o link abaixo, onde estão disponíveis a newsletter e regulamento para credenciamento. http://senaimt.com.br/hotsites/credenciamento/index.php

Em lista de animais mais ameaçados de extinção, cinco são brasileiros
Pela primeira vez, uma rede de 8000 pesquisadores ligados à União Internacional de Conservação da Natureza, compilou uma lista das 100 espécies de animais, plantas e fungos mais ameaçados de extinção no mundo. Nesta lista constam cinco espécies de animais brasileiros:
 
O soldadinho-do-Araripe, ave cuja população é estimada em 779 espécimes. É encontrado apenas numa área de 28 km2, na Chapada do Araripe, no Ceará.
A preá Cavia intermedia, considerada a espécie de mamífero mais rara do mundo, com uma população de cerca de 60 espécimes. Só existe nas Ilhas Moleques do Sul, arquipélago próximo a Florianópolis, em Santa Catarina.
 
O Muriqui-do-Norte, o maior primata das Américas, só existe na Mata Atlântica. Estima-se que existem menos de 1000 deles.
 
A borboleta Actinote zikani, espécie que habita áreas próximas à serra do mar, na Mata Atlântica.
 
A borboleta Parides burchellanus, espécie encontrada no Cerrado. População estimada de menos de 100.

Fiocruz terá Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres Naturais a partir do ano que vem 
O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, informou em 24/09 que o Brasil terá, a partir do ano que vem, um Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres na sede da fundação, na capital fluminense. A iniciativa conta com a parceria de secretarias municipais e estaduais e universidade federais e estaduais.
 
“Será um centro que vai reunir informações, como também realizará pesquisas sobre a questão dos desastres. Será um centro de formação de pessoal associado a quem atua na prevenção ou mitigação de desastres. Já há muito trabalho acumulado e a previsão é que a partir do próximo ano já teremos isso institucionalizado e com estrutura de suporte permanente dentro da Fiocruz”, explicou.
Gadelha participou nesta manhã do Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, que é realizado até quinta-feira no Rio de Janeiro. Ele lembrou que o centro também será muito útil para trabalhar de forma preventiva a situações que possam ocorrer durante os grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão sediadas no Brasil.

“Ele será um centro que tem um papel fundamentalmente de inteligência para dar subsídio àquelas áreas que atuam na prevenção e na redução dos efeitos dos desastres. Temos que estar preparados para lidar com esse momento em que aumenta muito a população das cidades e com situações que possam causar emergências”, disse.
 
Gadelha lembrou que a prevenção a desastres é uma das funções essenciais de saúde pública, mas que o Brasil ainda está muito pouco aparelhado. Ele lembrou que o país já deu início ao processo de mitigar e reduzir os efeitos dos grandes desastres - que causam mortes e queda na qualidade de vida das populações - por meio da atuação da Força Nacional e de reforços dos Centros de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Cepeds).

Processo Seletivo EPISUS - SP 2013-2015 
Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo. Objetivo: formar profissionais em epidemiologia para o SUS, no Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo em parceria com o Mestrado Profissional da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Período de inscrição: 17 de setembro a 19 de outubro de 2012.Duração do Programa: 24 meses 
Bolsa de estudos: R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais mensais
Número de Vagas: 04 (quatro)
Regime da bolsa: dedicação exclusiva em tempo integral e disponibilidade para
viagens
Público alvo: profissionais da área de saúde, com nível universitário completo
Pré-requisitos: ter concluído um curso de pós-graduação em Saúde Coletiva ou áreas afins; ou ter uma ano de experiência profissional em Saúde Coletiva ou áreas afins após conclusão da graduação. Ter conhecimento básico de informática: Word, Excel power point
Maiores informações poder se conseguidas nos sites:
CVE: www.cve.saude.sp.gov.br    ou  FMCSP: www.fcmscsp.edu.br

V Curso de Tratamento Domissanitário – Manejo de Vetores e Pragas Urbanas
Data: 20 a 22 de março de 2013
Realização: UNESP/FCAV
Local: Centro de Convenções da UNESP/FCAV, Jaboticabal (SP)
Informações: funep.org.br

Fonte..:: Newsletter CRBio1 28-09-2012, por email

(papo de biologia)


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.